Domingo, 14 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Cassação de vereadores


Avatar

Publicado em 04 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Entre 2021 e 2024, o Tribunal Regional de Sergipe (TRE-SE) cassou 17 mandatos de vereadores eleitos no pleito de 2020. As invalidações tramitaram em 11 processos, envolvendo 7 partidos políticos: PSB, PT, Avante, PP, PSC, Podemos e o Cidadania. Em todos os casos, o Tribunal detectou fraude à cota de gênero, determinando a anulação da votação obtida pelos partidos envolvidos com a consequente retotalização dos votos.
As fraudes ocorreram em 8 municípios sergipanos. A legislação eleitoral determina que cada partido ou coligação preencha o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. A observância da cota de gênero é requisito para participação da disputa eleitoral.
As ações de nulidade ocorreram nos seguintes municípios: Canindé do São Francisco (06 vereadores cassados); em Nossa Senhora do Socorro (4 vereadores cassados); Rosário do Catete (2 vereadores cassados); Aracaju, Santo Amaro das Brotas, Porto da Folha, Monte Alegre e Indiaroba (1 vereador cassado em cada município).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade