A luta foi dificil. Em alguns momentos Cássio foi encurralado no corner, mas se superou e venceu folgadamente o baiano Aparicio dos Santos
Cássio Oliveira conquista a primeira medalha de ouro do Brasileiro de Boxe
Publicado em 07 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
Saiu a primeira medalha de ouro do Campeonato Brasileiro de Boxe que se encerrou neste sábado no ginásio de esportes do Banese, na Coroa do Meio. E a coroação foi para o sergipano Cássio Oliveira, maior nome do boxe sergipano no momento, a grande revelação do boxe brasileiro.
Cássio venceu ao baiano Aparício Santos por 3×0 e recebeu o carinho e as homenagens dos conterrâneos, que se fizeram presentes ao ginásio. Agora Cássio Oliveira é bicampeão brasileiro cadete, na categoria 63 kgs.
Diante do público, o sergipano mostrou porque é o melhor lutador do país em sua categoria e em uma luta muito acirrada, conquistou o resultado.
A luta – Mesmo tendo vencido por 3×0, o sergipano começou com desvantagem, recebendo duros golpes na região dos rins e tórax. Cássio chegou a se desequilibrar, após receber cruzado de direita na cabeça, mas se recuperou rapidamente e partiu pra cima de Aparício, desferindo vários golpes sequenciados, garantindo sua virada na avaliação do primeiro round.
No segundo round, Cássio voltou com muito mais energia que seu adversário, indo para o confronto direto, ainda nos primeiros segundos. Cássio valorizou o uso do jogo de pernas para se posicionar de maneira que confundiu o oponente, que acertou duros golpes, mas errou diversos socos, principalmente na linha superior do corpo. A luta poderia ter sido decidida, se Oliveira acertasse um upercut de direita, que passou pelo vazio. Entretanto, o sergipano venceu mais uma etapa.
A fase final da luta foi marcada por dois lutadores que superaram qualquer expectativa, ignorando o esgotamento físico e seguindo para uma combinação de golpes muito rápida. Socos na cabeça e linha de cintura eram aplicados por Cássio Oliveira em Aparício Santos, que devolvia com golpes na região torácica e abdominal. Aparício quase foi à lona ao receber um direto de direita que fez o árbitro interromper a luta, mas depois recomeçou e seguiu até o final.
Os dois lutadores se cumprimentaram antes do anúncio do resultado oficial e em seguida, foi confirmado que Cássio Oliveira manteve seu título brasileiro. O atleta agradeceu ao apoio recebido e comemorou o resultado.
– Conseguimos conquistar o bicampeonato. Isso é muito importante para mim, para meu pai que também é meu treinador e para o Valter Duarte, que também treina comigo e me deu os caminhos, para chegar aonde estou chegando. A luta foi dura e o meu adversário é um grande lutador. Graças a Deus e a todos que me apoiaram e oraram por mim, consegui chegar a mais essa vitória. Agora é manter o foco e continuar lutando para chegar às olimpíadas em 2016, mesmo sabendo que teremos muitas lutas pela frente", afirmou Cássio Oliveira.
quem vibra a cada conquista de Cássio Oliveira é o seu treinador e patrono Valter Duarte. Cássio é fruto do projeto "Punhos de Ouro", capitaneado por Valter Duarte, que além de Cássio tem outras joias do boxe nacional, como Carlos Rafael, recentemente campeão sul-americano.
– É a concretização de um sonho. Além de termos o terceiro melhor atleta do mundo na categoria cadete, superando americanos e cubanos, temos um bicampeão brasileiro. A preparação foi difícil, pois o nosso projeto ainda funciona dentro de uma cadeia no bairro Santa Maria, mas conseguimos o resultado", comemora Valter Duarte.