**PUBLICIDADE
Publicidade

Ceacs passam a oferecer serviço de intérpretes de Libras


Avatar

Publicado em 28 de fevereiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Nesta terça-feira (27), a Secretaria de Estado da Administração (Sead) começou a ofertar o serviço de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas em todos os oitos Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceacs) do estado. A ação também será estendida para atendimento aos servidores públicos do Estado na própria Sead.
De acordo com a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Rodrigues, a iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Governo do Estado e visa a humanização do atendimento ao cidadão, justamente por dar mais autonomia à pessoa surda durante o atendimento nos Ceacs ou durante cursos de capacitação promovidos pela Escola de Governo, no caso de servidores públicos.
A inclusão dos intérpretes de Libras foi aprovada pela população. Para Vitor Menezes, que foi ao Ceac do shopping Riomar, em Aracaju, na manhã desta terça-feira, a oferta do serviço é relevante por ajudar a democratizar os serviços prestados pelos órgãos e instituições. “Traz as pessoas que realmente necessitam do atendimento, democratizando, assim, o acesso a esses serviços”, pontuou.
Segundo a diretora do Ceac Riomar, Carla Prata, a iniciativa é imprescindível para a construção de um atendimento humanizado. “É fundamental a presença dos intérpretes de Libras em nossas unidades. Desta forma, estaremos promovendo a inclusão e oferecendo atendimento digno à toda população”, considerou.
Para o intérprete de Libras Johnata Farias, que atua na Sead, a oferta do serviço é de suma importância, pois auxilia a comunidade surda na resolução de algumas burocracias. “Isso faz com que essas pessoas saibam dos seus direitos e tenham mais facilidade quando chegam aos Ceacs e à Sead, conseguindo a resolução de suas problemáticas”, afirmou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade