Sexta, 23 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Centro de Nefrologia do Huse realizou mais de 10 mil procedimentos em 2023


Avatar

Publicado em 11 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Foto: Priscilla Melo/SES

O Centro de Nefrologia Doutor Lúcio da Costa Pinto, do Hospital de Urgências Governador João Alves Filho (Huse), é considerado uma referência no estado de Sergipe pelos serviços prestados com excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). No ano de 2023 o setor realizou um total de 10.571 procedimentos, distribuídos em sessões de hemodiálise e diálises peritoneais, tendo como resultado positivo um alcance de 1.688 pacientes atendidos.
De acordo com a médica nefrologista Fabiane Silva Pinheiro, referência técnica do Centro de Nefrologia, muitos dos pacientes chegam pela porta aberta, sendo que alguns deles desconhecem que têm problemas renais. Ainda segundo a médica, outra maneira de receber tratamento no setor é por meio de regulação, ou seja, neste caso, são usuários que vêm das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), hospitais do interior ou de estados vizinhos, que não dispõem de suporte nefrológico.
“Para a maioria dos pacientes do Huse que apresentam falência renal, é indicada a Terapia Renal Substitutiva (TRS) por meio da hemodiálise. O hospital também conta com a diálise peritoneal (DP) – outro método dialítico – que é indicado para pacientes que necessitam da TRS, mas não toleram a hemodiálise. Os pacientes que estão sendo submetidos a tratamento dialético, precisam de internação até que abra uma vaga de hemodiálise ambulatorial para alta hospitalar. Esses usuários são os que estão com quadro estável como, por exemplo, os que estão internados em enfermarias, na Ala Verde, Eixo 1 e 2. Já os pacientes mais graves e instáveis são atendidos nos setores fechados como Ala Vermelha, UACs, UTIs e UTQ”, explicou Fabiane.
A unidade especializada dispõe de 17 leitos de hemodiálise, dobrando a capacidade de tratamento, sendo um para isolamento, com uma equipe multidisciplinar composta por 39 técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros e 15 médicos nefrologistas.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade