Terça, 10 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Chuvas deixam Defesa Civil em alerta


Publicado em 12 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


As chuvas provocaram inundações DE ruas em todos os bairros de Aracaju

AS FORTES CHUVAS ESTÃO PROVOCANDO INUNDAÇÕES EM TODOS OS PONTOS DA CIDADE. O CANAL DA AIRTON TELES TRANSBORDOU E O LIXO SE ESPALHOU

Kátia Azevedo
 
Os alagamentos e inundações registrados em bairros da capital estão deixando a Defesa Civil em estado de alerta. Se a chuva forte continuar, não está descartada a possibilidade de deslizamentos isolados. Ainda não há registros de ocorrências graves.

A situação do bairro Santa Maria é uma das mais criticas da capital. Na manhã de quarta-feira, 08, os moradores do local acionaram a Defesa Civil por causa de um alagamento na área. "Estivemos lá para verificar a situação, que por enquanto não apresenta risco de deslizamento, mas se as chuvas continuarem muitas famílias não poderão continuar nas casas", avisa o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, coronel Reginaldo Moura.  

Também no bairro Santa Maria, alunos da Escola Estadual Coelho Neto tiveram as aulas suspensas ontem por causa das chuvas. A unidade de ensino foi invadida pela lama que deslizou do Morro do Avião. A previsão da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed) é que as aulas sejam retomadas na segunda-feira, 14.

Ainda conforme coronel Reginaldo Moura, equipes da Defesa Civil estão visitando os locais para monitorar as áreas e orientar os moradores. Segundo dados do órgão, as áreas que estão entre as que mais apresentam riscos são, além do Santa Maria, Coqueiral, Solenidade e o Santos Dumont. "Em Aracaju temos várias áreas suscetíveis a alagamentos e outras que apresentam risco de desabamento em grande parte por causa da presença de encostas e acúmulo de terras", explica.

Ele alerta a população que em períodos de chuva intensa alguns cuidados devem ser tomados e mesmo com ações de prevenção é importante que os moradores das chamadas áreas de risco se previnam dos perigos de vulnerabilidade. Ele explica que ao perceber trincas ou rachaduras em casa, inclinação de troncos de árvores ou o surgimento de minas de água é preciso deixar o local imediatamente e buscar socorro. "Nestes casos o recomendável é que a família fique na casa de um parente ou vizinho até o período de risco passar e leve documentação aos órgãos responsáveis para que sejam tomadas as providências necessárias. A prioridade é salvar a vida e buscar proteção", orienta.

Coronel Reginaldo Moura ressalta ainda que os procedimentos adotados para áreas vulneráveis vão desde o monitoramento e orientação para a população que reside em locais de risco, até a remoção daquela população para local mais seguro.
"Ao verificar riscos de rachaduras em casa, riscos de enchentes ou inundações é importante ter um lugar previsto, seguro, para se alojar. Qualquer situação de risco, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros devem ser acionados imediatamente pelo telefone 193", reforça,
Além de Aracaju, as chuvas também provocaram alagamentos em vários municípios de Sergipe. Em Maruim, casas, lojas e ruas foram inundadas. No município de Tobias Barreto, no sul do Estado, a chuva também deixou ruas alagadas. Nas cidades de Itabi, sertão sergipano, e em Malhador, região agreste o volume de chuva foi considerável.

Outra orientação é não construir em cima ou embaixo de barrancos que possam deslizar e não realizar cortes nos terrenos de encostas sem licença da Prefeitura são medidas importantes para prevenção de desastres. Assim também como não jogar lixo em terrenos baldios, bueiros ou na rua, para não prejudicar o escoamento da água da chuva.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade