Gabriel Damásio
Cinco presos fugiram do Complexo Peni tenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria (zona sul de Aracaju),por volta das 4h desta quinta-feira. De acordo com a Secretaria de Justiça, Trabalho e Defesa do Consumidor (Sejuc), eles estavam detidos em um pavilhão afastado do presídio, dentro de um setor de isolamento, pois estavam com sintomas de coronavírus. No entanto, durante a madrugada, eles conseguiram acessar a parte externa do pavilhão e escaparam por ali mesmo. A fuga foi percebida no começo da manhã, poucas horas antes de os presos serem submetidos ao teste de detecção do coronavírus.
De acordo com a direção da unidade, os internos foram identificados como Erisvaldo Cardoso Crispim, 26; Carlos Alberto Cassiano de Freitas, 35; Felizardo dos Santos Saraiva, 45; Aderaldo da Conceição Lima, 32; e Adriano de Jesus Santos, 38, o ‘Adrianinho’, famoso por cometer dezenas de assassinatos na região de Itabaiana (Agreste). Equipes das polícias Penal, Civil e Militar fizeram buscas pelos detentos em toda a capital, durante todo o dia.
Uma perícia foi acionada pelo Departamento Estadual do Sistema Penitenciário (Desipe), para identificar como e em que circunstâncias a fuga aconteceu. Uma sindicância administrativa também deve ser instaurada para apurar o fato. Ainda de acordo com a Sejuc, o plano de contingência no período da pandemia está sendo aplicado em todo o sistema, com proibição ou controle das visitas externas. Esta foi a primeira fuga registrada no sistema prisional do estado em cerca de três anos e meio, período no qual não tinham sido mais registradas mais fugas nos presídios sergipanos.
Informações e denúncias que possam levar a recaptura dos foragidos devem ser repassadas pelo Disque-Denúncia (181), da Polícia Civil, ou pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), da Polícia Militar, no telefone 190.


