Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Cinema pela Verdade exibe 'Hércules 56'


Publicado em 16 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


As máculas da história

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

O cinema sempre foi um instrumento indispensável à memória de um país. Prova disso, a produção brasileira, de tempos em tempos, se volta para os chamados anos de chumbo, quando os monstros a serviço de uma ditadura militar perpetraram todo tipo de atrocidades, maculando a democracia brasileira.

Para resgatar este período marcante da história brasileira, nesta segunda ocorrência do "Cinema pela Verdade" na capital sergipana (a primeira foi realizada há poucos meses) selecionou dois documentários que trazem diferentes enfoques sobre o tema: Cidadão Boilsen (2009) de Chaim Litewski; e Hercules 56 (2006), de Silvio Da-Rin, que será exibido hoje à noite, às 18 horas, no auditório do Bloco C da Universidade Tiradentes (Campus Farolândia).

Hércules 56 – Documentário sobre a luta armada contra o regime militar, focado no seqüestro do embaixador Charles Elbrick, ocorrido na semana da Independência de 1969. Em troca do diplomata, foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, representantes de todas as tendências que combatiam a ditadura. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, foram conduzidos ao México no avião da FAB Hércules 56.

Vale lembrar que após cada exibição é promovido um debate com acadêmicos, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e culturais, além dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes. A ideia é promover a troca de conhecimento e experiências, fomentando a discussão.

O "Cinema pela Verdade" foi contemplado pelo edital "Marcas da Memória", da Comissão da Anistia, que visa a promoção de eventos e projetos em geral com foco no período da ditadura militar no Brasil.
O festival é produzido pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), organização da Sociedade Civil de interesse Público (OSCIP), fundada em 2002. Nascido da bem sucedida experiência do projeto "Cinema em Movimento", rede nacional de agentes culturais, organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros, o ICEM atua em todas as 27 unidades da federação.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade