Coluna | Tribuna 02-03
Publicado em 02 de março de 2023
Por Jornal Do Dia Se
De volta
Depois de dois meses de férias, o ex-governador Belivaldo Chagas vai assumir a presidência do diretório estadual do PSD. O anúncio foi feito ontem pelo governador Fábio Mitidieri. O partido era presidido pelo deputado estadual Jeferson Andrade, atual presidente da Assembleia.
Kassab
Mitidieri disse que o ato deve ocorrer no próximo dia 24 de março, com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e outros dirigentes, além de ministros do partido no governo Lula.
Missão
Segundo Mitidieri, o principal papel do ex-governador será preparar o PSD para as eleições municipais de 2024. O próprio Belivaldo vem sendo citado como potencial candidato à prefeito de Aracaju. O atual prefeito, Edvaldo Nogueira (PDT), não pode mais disputar a reeleição.
Aumento
Fábio Mitidieri confirmou que o servidor público deve ter correção salarial ainda este ano. Ele disse que já está discutindo o assunto com a Secretaria da Fazenda, e que pretende anunciar ainda este mês. O aumento entraria em vigor em abril.
Enfermagem
Fábio admitiu que o governo está discutindo internamente a possibilidade de pagamento do piso nacional dos enfermeiros. “O impacto apresentado pela Secretaria da Fazenda é de R$ 25 milhões por mês. É um impacto gigante para o estado. Mas estamos querendo dar uma resposta a categoria, que também foi um compromisso nosso”, destacou.
Rejeitam
Representantes do funcionalismo federal rejeitaram a primeira proposta salarial do governo para a categoria, mas as negociações vão continuar. O Executivo ofereceu 7,8% de aumento a partir deste mês (além de 43,6% no auxílio-alimentação), mas os servidores avaliam que é possível avançar no índice do reajuste.
Perdas
Eles afirmam que seria necessário 27% para repor perdas acumuladas nos quatro últimos anos. A expectativa é que uma resposta saia até sexta-feira (3). A próxima reunião é no dia 7 (terça-feira).
Perdas
Por outro lado, os sindicalistas reconhecem que há disposição do governo de manter o diálogo. O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) manifestaram isso em documento.
Contraproposta
O secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, ficou de levar as contrapropostas dos servidores, para o reajuste e outros pontos, à ministra Esther Dweck de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Canindé
O senador Rogério Carvalho (PT) comemorou a decisão do desembargador Diógenes Barreto, que determinou o retorno ao cargo do prefeito de Canindé do São Francisco, Weldo Mariano (PT). O afastamento havia sido determinado pelo juiz da comarca do município na semana passada, pelo prazo de 60 dias.
Aliado
“Feliz que a justiça concedeu o restabelecimento total de suas funções ao prefeito Weldo Mariano (PT), para que ele possa voltar às suas atividades e continuar o trabalho em favor do povo de Canindé. Conte comigo companheiro, para levar recursos e continuarmos ajudando o município”, destacou Rogério.
Veto
O Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) manteve o veto parcial do Executivo referente ao Projeto de Lei 239/2022, que estima a receita e fixa a despesa do município de Aracaju para o exercício de 2023, a chamada Lei Orçamentária Anual (LOA).
Agentes
O veto diz respeito a uma emenda que garantia o pagamento do piso salarial dos agentes de saúde e endemias aprovada, por unanimidade, pelos vereadores no último mês de dezembro.
Xenofobia
O vereador Breno Garibalde (União Brasil) repudiou ontem a atitude do parlamentar gaúcho, que ofendeu trabalhadores baianos, pedindo que os empresários do setor, não contratassem mais “aquela gente lá de cima”. O vereador acha que o gaúcho deveria ter sido preso.
Repúdio
Já o vereador Fabiano Oliveira (PP) protocolou uma Moção de Repúdio e de Solidariedade que será apresentada à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju contra o vereador gaúcho Sandro Fantinel (Patriota), da Câmara de Caxias do Sul.
Mulheres
Nesta segunda-feira (6), o deputado estadual Paulo Júnior e a secretária de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, se reúnem para tratar de ações de inclusão da mulher. O deputado quer conhecer os projetos da Pasta e se colocar à disposição para que as pautas femininas sejam atendidas.
Orçamento
Ontem, durante a apresentação dos resultados fiscais do terceiro quadrimestre de 2022 do Governo de Sergipe, na Assembleia Legislativa, a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Andreozzi, anunciou que o governador Fábio Mitidieri solicitou que fosse feita uma audiência pública para discutir com a participação da sociedade a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO).
Proposta
A proposta é que a audiência aconteça no próximo dia 14 e a população possa participar e opinar sobre o orçamento do estado para o próximo ano. Essa é a primeira vez que isso ocorre em Sergipe.
Equilíbrio fiscal
Ainda durante a audiência pública, Sarah Andreozzi revelou que no ano de 2022 os investimentos do estado tiveram um crescimento de 136,9% quando comparado ao mesmo período de 2021. Para o ano de 2023, o foco das ações é manter o equilíbrio fiscal, melhorando a eficácia da arrecadação e a eficiência do gasto público. “É importante frisar que equilíbrio fiscal não significa sobra de caixa”, ressaltou a secretária.
Edvaldo
Após curto período de férias, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) reassume hoje. Durante sua ausência, a Prefeitura de Aracaju foi gerida, interinamente, pelo vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), presidente da Câmara Municipal e primeiro da linha sucessória do Executivo Municipal após a renúncia da vice-prefeita Katarina Feitoza (PSD), que exerce agora mandato de deputada federal.
Aniversário
Logo depois, Edvaldo vai anunciar programação alusiva ao aniversário de 168 anos de fundação da cidade. Às 10h, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.Dados do censo
Com mais de 92% da população brasileira recenseada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 189,4 milhões de pessoas -, a coleta do Censo Demográfico terminou. Em alguns estados, como Santa Catarina, Piauí e Paraíba, mais de 96% dos moradores responderam aos pesquisadores. Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento, a chamada base mais fundamental de dados entra a partir de agora em sua etapa de apuração.
Nesta fase, os supervisores técnicos do IBGE podem determinar retornos pontuais ao campo. Isso significa que determinados bairros em algumas cidades podem passar por ações específicas de recenseamento para conferência de dados ou mesmo para determinar se domicílios originalmente encontrados vazios estão, de fato, desocupados.
Desde o censo de 1960 que o IBGE realiza revisões técnicas sobre os dados coletados junto à população. A expectativa é de que as informações do censo sejam divulgadas no fim de abril. “Com o censo podemos definir políticas públicas mais focalizadas e, portanto, mais efetivas”, disse a ministra Simone Tebet.