Quarta, 06 De Dezembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Coluna | Tribuna 04-10


Avatar

Publicado em 04 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Ponte
O governador Fábio Mitidieri participou da assinatura do edital de construção da ponte Neópolis- Penedo, em Brasília. A obra de R$ 300 milhões é um marco histórico e econômico importante para a região do Baixo São Francisco, que facilitará o deslocamento de turistas, moradores e escoamento de produtos. A ponte é um sonho antigo dos dois estados.

Relação
O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou a parceria entre os Governos Federal e Estadual na melhoria da infraestrutura. “Além da relação pessoal que tenho com o governador Fábio, o presidente Lula tem pedido sempre para que se trabalhe próximo dos governadores, dos prefeitos. Precisamos unir esforços na direção da melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida das pessoas”.

Investimentos
Renan destacou, ainda, que Sergipe está inserido no plano federal de investimentos públicos, o qual busca mais capital privado para melhorar a infraestrutura do país, para ajudar a gerar emprego e aumentar a competitividade internacional.

Presentes
Os três senadores por Sergipe, Alessandro Vieira, Laércio Oliveira e Rogério Carvalho, acompanharam a solenidade, assim como o senador por Alagoas Renan Calheiros. Os deputados federais Katarina Feitoza, Rodrigo Valadares e Isnaldo Bulhões, e os deputados estaduais Jeferson Andrade, Lidiane Lucena, Cristiano Cavalcante, Neto Batalha e Carminha Paiva também estavam presentes.

Sergipe
Pelo Governo de Sergipe, também estiveram presentes os secretários de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo; e do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas; o secretário especial de Representação de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis; o secretário-executivo da pasta, Luciano Filho; e o consultor de Planejamento do Governo, Júlio Filgueira.

Rodovia
Durante assinatura de edital de licitação da ponte Neópolis-Penedo, os ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, apresentaram dados de investimentos na recuperação de malha rodoviária federal em Sergipe, reafirmando o compromisso de manutenção e recuperação das BRs.

BR-235
Na ocasião, Márcio Macedo informou que a duplicação da BR-235, entre Itabaiana e Aracaju, será iniciada no primeiro semestre de 2024. “No início de 2024, a gente começa a BR-101 no sentido sul, e inicia, também, a BR-235, que vai para Itabaiana, para escoar a produção da região é muito importante – e vai até o Pará. São obras muito estruturantes para o nosso estado”, disse o ministro.

Objetivos
Ainda segundo o Márcio, “o objetivo é que este ano a gente entregue os dois trechos que faltam da BR-101 Norte e, no próximo ano, a gente inicia a sul, para que, até o fim do governo Lula, estejamos com isso concluído. Estamos trabalhando também no Canal de Xingó, para corrigir o projeto inicial”.

Propaganda
Nesta semana, dois partidos exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão, conforme previsto no calendário de 2023. São eles: o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Inserções
De 3 a 7 de outubro, os partidos terão inserções na programação noturna das emissoras da seguinte forma: na terça-feira (3), na quinta-feira (5) e no sábado (7). Os programas das legendas serão exibidos sempre entre 19h30 e 22h30.

Tempo
No total, o MDB terá direito a doze minutos e meio, distribuídos da seguinte forma: cinco minutos na terça, quatro minutos e trinta segundos na quinta, e três minutos no sábado. Já o PDT contará com um minuto no total, sendo trinta segundos na quinta e trinta segundos no sábado.

Projetos
O deputado Georgeo Passos (Cidadania) subiu à Tribuna, nesta terça-feira (3), para cobrar ações por parte do Governo do Estado quanto a programas aprovados na Assembleia Legislativa de Sergipe. Ele citou os programas Prato do Povo e Primeiro Emprego.

Refeições
O parlamentar lembrou que o ‘Prato do Povo’ foi aprovado no dia 26 de junho, com o intuito distribuir alimentação para as pessoas com menor poder aquisitivo. Ele perguntou a quantidade de refeições disponibilizadas desde então.

Só discurso
Segundo o deputado, já passaram três meses e a informação que ele temos é que nenhuma refeição foi servida às pessoas mais carentes. “Se o Governo tem uma preocupação com as pessoas que passam necessidade, por enquanto essa preocupação só fica nos discursos e nos papeis porque na prática nenhuma ação concreta foi efetivada”, afirmou.

Luto
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) lamentou o falecimento da professora Maria Hermínia Caldas, de 94 anos, ocorrido nesta terça-feira (3), em Aracaju. Natural de Propriá, na região do baixo São Francisco, nascida em 1945, mudou-se para Aracaju aos 13 anos, a fim de estudar no Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Despedida
O velório da professora Maria Hermínia Caldas está ocorrendo na OSAF, rua Itaporanga, em Aracaju. O sepultamento acontecerá nesta quarta-feira (4), às 11 horas, no Cemitério São Benedito, também na capital sergipana.

Lei Geral da Polícia Civil
A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (3) o Projeto de Lei (PL) 4.503/2023, que cria a Lei Geral da Polícia Civil. O projeto institui princípios e diretrizes a serem seguidas pelos estados quando elaborarem ou reformularem suas leis orgânicas sobre essas organizações. Os senadores aprovaram o relatório do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que manteve o texto como veio da Câmara dos Deputados. Agora, o projeto segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Segundo o relator, o projeto valoriza e dá segurança aos policiais civis. Ele observou que o projeto tramita há 16 anos no Congresso.
– Até hoje não há uma lei orgânica nacional das polícias civis. O projeto foi apresentado pela Presidência da República em 2007, tramitou 16 anos na Câmara dos Deputados e só agora veio ao Senado Federal.
A comissão também aprovou requerimento de urgência apresentado por Alessandro Vieira, para que seja apreciado em Plenário e com dispensa de prazos e outras formalidades.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade