Quinta, 02 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Coluna | Tribuna 05-04


Avatar

Publicado em 05 de abril de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Frei Enoque
O frei Enoque Salvador de Melo foi transferido na noite de segunda-feira (3), da enfermaria em que se encontrava para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Unimed. A equipe médica optou pela transferência para UTI para intensificar o tratamento dos problemas detectados no estômago e intestino.

João Daniel
O deputado federal João Daniel (PT/SE) faz um trabalho municipalista de destinação de recursos que atingem a maioria dos municípios sergipanos. Somente em 2022, foram destinados R$ 4.359.841 em emendas impositivas.

Agricultura
Os recursos foram utilizados para diversas ações, mas destaca-se a grande atuação em prol do fortalecimento da agricultura familiar e da consequente subsistência de diversas famílias Sergipe a dentro.

Municípios
João Daniel disse que seu trabalho vai além da tribuna e do atendimento no gabinete em Sergipe e em Brasília. “Quase que diariamente, eu e minha equipe estamos visitando municípios, dialogando com movimentos sociais e sindicais, associações, cooperativas, gestores, com o intuito de fortalecer os municípios sergipanos e sua população”, destacou.

Destaque
João Daniel foi presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (CINDRA) e coordenador do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. “Seguimos na luta pelo povo sergipano e brasileiro, com muita dedicação e esforço. Nosso mandato popular está ao alcance de todas e todos que desejarem apresentar suas pautas coletivas”, completou.

Aeroporto
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) realizou uma visita técnica ao município de Itabaiana nessa segunda-feira (3) e, segundo a prefeitura, iniciou estudos para viabilizar a construção de um aeroporto de pequeno e médio porte na cidade.

Áreas
Foram visitados pela equipe terrenos localizados às margens da BR-235, nas proximidades dos povoados Terra Dura e Carrilho. Segundo a prefeitura, a partir dessa primeira visita técnica, será iniciado um estudo mais amplo e aprofundado para elaboração do projeto e será dado o devido andamento para a viabilização da construção.

Rogério
O senador Rogério Carvalho (PT) está em Baltimore (EUA) para uma missão parlamentar em parceria com a Johns Hopkins Medicine, uma das instituições de pesquisa mais importantes do mundo.

Saúde
Segundo o senador, a missão vai conhecer o que há de mais moderno nas áreas de assistência à saúde e formação de profissionais. “Desde a atenção primária e cuidados continuados, até os mais recentes resultados de pesquisa e inovação em saúde, telessaúde, programas de vacinação, entre outros temas”, informou.

Pacientes
E completou: “O objetivo é conhecer novas experiências de como promover uma medicina centrada no paciente para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, e desenvolver estratégias para oferecer isso a todos os brasileiros!”.

Agência
Aprovado por maioria nesta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa de Sergipe, o Projeto de Lei nº 108/2023, de autoria do Poder Executivo, autoriza a criação da Agência Sergipe de Desenvolvimento S. A. (DESENVOLVE-SE). Votaram contrários, a deputada Linda Brasil (PSOL), os deputados Georgeo Passos (Cidadania), Marcos Oliveira (PL) e Paulo Júnior (PV).

Desenvolvimento
Segundo a justificativa do projeto, trata-se de uma agência executiva, na forma de uma sociedade de economia mista, visando o desenvolvimento de relações internacionais e a melhoria da competitividade dos setores econômicos estaduais nos mercados nacional e internacional.

Investimentos]
Também é da competência da Agência Sergipe de Desenvolvimento, a realização da gestão de ativos e participações; desenvolvimento de projetos de parcerias público-privadas; promover a melhoria do ambiente de negócios; desenvolver projetos estruturantes e atrair investimentos para o estado, além de auxiliar no planejamento de longo prazo, do desenvolvimento de Sergipe.

Acolher
A bancada de oposição na Alese conseguiu ontem adiar a votação do projeto que institui o Programa Acolher, que prevê a contratação de psicólogos e de assistentes sociais para a rede estadual de ensino.

Pedido
O deputado estadual Paulo Júnior (PV) e demais parlamentares de oposição se retiraram do plenário e solicitaram a retirada de pauta deste projeto, atendendo solicitação das categorias envolvidas. “O projeto chegou em caráter de urgência e é preciso ouvir as categorias e conselhos para analisarmos a viabilidade, além de verificar a lei federal”, explicou.

Vice-líder
A deputada federal Delegada Katarina (PSD/SE) é a nova vice-líder do bloco que reúne os partidos PSD, PSC, Podemos, MDB e Republicanos. O agrupamento é o maior da Câmara atualmente.

Importante
Para a deputada ser vice-líder desse bloco é importantíssimo, para ela e para Sergipe. “Será uma oportunidade de levar a voz feminina em pontos fundamentais de discussão, além de significar mais tempo de fala e a liderança em todo o bloco, representando-o nas Comissões”, avalia a Delegada Katarina.

Significativa
Para ela, o fato de ser mulher e nordestina de primeiro mandato faz a posição ainda mais significativa. “É um grande orgulho e, mais do que isso, uma conquista que deixa ainda mais claro que estou aqui para representar bem o meu Estado, levando a voz e a forma de pensar da mulher para o centro dos debates na Casa”, reforça.

Trabalho escravo
O procurador-geral da República, Augusto Aras, ajuizou nesta segunda-feira (3) no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação para garantir que o crime de trabalho análogo à escravidão não prescreva. Na liminar solicitada ao Supremo, Aras pede que a Corte proíba tribunais e juízes de declararem a prescrição da punibilidade.
O procurador argumentou que a prescrição de crimes é uma garantia constitucional do investigado, mas não é absoluta. Para Aras, há casos em que a prescrição não ocorre, como crime de racismo.
“A imprescritibilidade ora vindicada advoga como instrumento de resgate da memória e da verdade, na perspectiva do direito das vítimas do crime de redução a condição análoga à de escravo. O direito à memória e à verdade, especialmente quando se trata de graves violações de direitos humanos, é vetor da dignidade da pessoa humana”, defendeu o procurador.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade