Sexta, 19 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Coluna | Tribuna 13-06


Publicado em 13 de junho de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Zanin
O senador Rogério Carvalho (PT) não vê resistência ao nome do advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula para vaga no Supremo Tribunal Federal: “Eu vejo que as pessoas têm muita simpatia pela forma como eles conduziram, com muita discrição, com muita serenidade, com muita objetividade, com muita retidão, no exercício da sua profissão como advogado”.

Sabatina
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado marcou para o dia 21 de junho a sabatina do advogado Cristiano Zanin. Seu nome ainda precisa ser aprovado pela CCJ e em plenário.

Marco
Rogério Casrvalho considera uma agressão o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados definindo o marco temporal para as terras indígenas. “Eu creio que, no Senado, a gente vai conseguir reverter porque isso é uma agressão e vai de encontro a tudo que se espera do novo governo que é a defesa do meio ambiente para além da retórica, a defesa do meio ambiente de forma consistente, real e efetiva”, acredita.

Propaganda
Os partidos Cidadania, Democrático Trabalhista (PDT) e Progressistas (PP) exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão nesta semana, no período de 13 a 17 de junho, conforme previsto no calendário de 2023.

Distribuição
As legendas terão inserções distribuídas na programação noturna das emissoras na terça-feira (13), na quinta-feira (15) e no sábado (17). As propagandas são apresentadas em formato de inserções nacionais, sempre entre 19h30 e 22h30.

Tempo
Nesta semana, a distribuição ocorre da seguinte forma: Cidadania terá os programas exibidos na terça e quinta, com tempo limite diário de três minutos e dois minutos, respectivamente. O PDT tem inserção programada para a quinta-feira, e de, no máximo, 30 segundos. Já as propagandas do PP serão apresentadas na terça, com limite diário de dois minutos; na quinta, com duração máxima de dois minutos e 30 segundos; e no sábado, com tempo limite de cinco minutos.

Luto
O médico Evandro Sena faleceu na noite de domingo, em Aracaju, aos 75 anos. Ele foi vice-prefeito de Aracaju no período de 1997 e 2000. O sepultamento ocorreu ontem à tarde.

Inovar-SE
O Pitch Day, evento para a apresentação dos projetos finais desenvolvidos pelos estudantes do Programa Inovar-SE, uma parceria do SergipeTec com o Instituto Banese, acontece nesta quarta-feira, 14 de junho, das 9h às 12h, no auditório do SergipeTec.

Trabalhos
Na oportunidade, cerca de 40 alunos, divididos em equipes, subirão ao palco para apresentar os seus trabalhos de conclusão do curso e descobrir quem serão os vencedores do projeto.

Incentivo
O programa INOVAR-SE é um projeto de incentivo à startups que beneficiou 70 estudantes de escolas públicas com cursos de formação básica na área de TI. Os alunos receberam aulas de noções básicas de Inteligência Artificial (IA), Python, Java, Aprendizagem de Máquina (Machine Learning) e Aprendizado Profundo (Deep Learning).

No México
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) participará do 6º Encontro de Lideranças Políticas LGBTI das Américas e do Caribe. O evento acontecerá de 20 a 22 deste mês na Cidade do México. O encontro visa compartilhar experiências, estratégias e avançar na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva.

Livro
O professor Jorge Carvalho lança nesta terça-feira (13) o livro “Memórias do Jornalismo e da Coluna Social: das lunetas do Lord Gil ao das @Luxoaju”. Será a partir das 16h30, no Museu da Gente Sergipana.

Quilombolas
Cinco representantes de Sergipe vão participar em Brasília, a partir da próxima quarta-feira (14), do 2° Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas, evento organizado pela Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ). Com o tema Resistir para Existir, o encontro vai discutir caminhos para o combate a violência.

Encontro
O evento que reúne gestoras e gestores de todo o estado, promovido pelo Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social de Sergipe (Coegemas/Se), será realizado nesta terça-feira (13), a partir das 9h, na Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese).

Público
A 12ª Assembleia tem como público-alvo secretários e assessores financeiros e contará com palestra sobre a execução dos recursos do cofinanciamento federal e a aplicabilidade do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad – Suas).

Palestra
Será ministrada pelo diretor-executivo do Fundo Nacional da Assistência Social (FNAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), José Arimateia de Oliveira.

Novo secretário
O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, nesta segunda-feira (12), o empresário Victor Rollemberg como novo secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju. A informação foi divulgada pelo gestor durante o ato para assinatura dos decretos que regulamentam a nova Lei de Licitações, realizado no auditório do Centro Administrativo. Instituída no ano passado, a partir da sanção da lei 5.543/2022, a pasta está sendo gerida interinamente pelo secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, e tem, como finalidade, fortalecer a política de atração de empresas e novos negócios para a capital, além de fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação no município. O novo secretário será empossado nos próximos dias.
“Esta é uma secretaria que considero muito importante e que criamos no ano passado para avançarmos no nosso planejamento, na nossa ideia de formatar novas políticas para o desenvolvimento econômico da capital, direcionando-a para os melhores caminhos. Aracaju é a maior cidade do estado, detém 25% da população sergipana, é a locomotiva que move Sergipe e, sendo assim, é fundamental que busquemos a fundo quais são os seus destinos econômicos, suas vocações, ampliando a atração de empresas e de serviços que contribuam para o seu crescimento, dinamizando a economia”, destacou o prefeito.
Bacharel em Direito, Victor Rollemberg e pós-graduado em Direito Constitucional e em Gestão Educacional. É sócio-proprietário do Curso G8 – grupo especializado em preparar alunos para o vestibular – onde foi professor de Geografia, Geopolítica e Atualidades, e, posteriormente, assumiu as diretorias de Pedagogia e Marketing. O empresário também integrou o grupo que fundou, em março de 2019, o Lide Sergipe, um grupo de líderes cuja missão é inspirar empresários locais a fortalecer o desenvolvimento econômico do Estado. Victor é o atual presidente-executivo do Lide Sergipe.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade