Coluna | Tribuna 18-10
Publicado em 18 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Camilo
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) anunciou durante a Sessão desta terça-feira (17), a convocação de Camilo Feitosa Daniel (PT) para apresentar a documentação e assumir o cargo de vereador, substituindo Ângela Melo, falecida no último dia seis.
Prazo
A decisão segue o que está previsto nos artigos 105 e 106 da Resolução 12 do Regimento Interno da CMA. Camilo terá o prazo de trinta dias consecutivos para realizar a entrega dos documentos e assinar o termo de posse no parlamento.
Quórum
Segundo a mesa, caso Camilo não compareça dentro do prazo, será chamado o segundo suplente, que vem ser o presidente do PT de Aracaju, Jeferson Lima. “Estamos aguardando ansiosos por essa resposta porque os trabalhos nesta Casa precisam continuar e necessitamos de um quórum qualificado para votar os projetos”, destacou o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos (Rede).
Não decide
Camilo Daniel (PT) ainda não decidiu se assumirá a vaga. Recentemente, ele assumiu o cargo federal de coordenador-geral do Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário no Estado de Sergipe. A coordenação é a representação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Agricultura familiar no estado. E está satisfeito na função.
Licença
Camilo vem sendo aconselhado a assumir como vereador para não perder a vaga, e depois entraria em licença para continuar na função no MDA. Quando fosse aprovada a licença, Jeferson é quem assumiria, mas como suplente.
Juventude
O vereador Ricardo Marques (Cidadania) fará uma audiência pública sobre os jovens na política. Será nesta quarta-feira (18), a partir das 14 horas na Câmara Municipal de Aracaju.
Atheneu ONU
A audiência pública é aberta para todos os jovens que se interessam pelo assunto. Com o tema ‘Projeto Atheneu ONU: Participação dos Jovens na Política’, o vereador vai levar alunos do projeto para o parlamento aracajuano.
Exonerada
A jornalista Candisse Carvalho pediu exoneração do cargo que ocupava no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Era assessora executiva e atuava na elaboração de projetos para diversas áreas de atuação do ministério.
Candidatura
Entra no radar de Candisse a possibilidade de vir a disputar a prefeitura de Aracaju em 2024, caso Eliane Aquino não seja candidata. Tem o apoio do marido, o senador Rogério Carvalho (PT).
Congresso
De 19 a 22 de outubro, na cidade de São Paulo, o 14º CONCUT vai aprovar o Plano de Lutas para o próximo período, construir importantes debates, eleger nova Direção Executiva Nacional da CUT e o Conselho Fiscal. O tema é ‘CUT 40 Anos: luta, direitos e democracia que transformam vidas!’, e Sergipe será representado por 25 delegados representado nove sindicatos.
Diálogo
Para a vice-presidenta da CUT/SE, Caroline dos Santos, os cenários nacional e internacional exigem diálogo e união da classe trabalhadora em defesa da dignidade humana, contra o retrocesso antidemocrático, as privatizações e a perda de direitos conquistados a duras penas.
Maternidade
A Maternidade Lourdes Nogueira (MMLN) completou seis meses de funcionamento nesta terça-feira (17) com números expressivos. Nestes 180 dias de serviços prestados à população, a unidade realizou 1.753 partos, sendo 1.079 partos normais e 674 cesáreos.
Ruas
Para estimular a ocupação das ruas e avenidas de Aracaju nos finais de semana e feriados, será realizada a primeira edição do “Ruas Vivas – Bora viver a cidade?”. A ação, que é resultado da lei municipal 5776/2023, de autoria do vereador Breno Garibalde, acontecerá neste sábado (21), na Rua Minervina Barros, bairro Santos Dumont das 13h às 18h.
Gente
Para o vereador, cidade segura é onde as pessoas estão nas ruas, vivendo e ocupando o espaço urbano que é delas. “É nas pessoas e para as pessoas que devemos pensar. Não existe cidade sem gente e a logística de prioridades precisa ser invertida”, explicou.
Atividades
A ação, desenvolvida em parceria com a Associação de Moradores Paz e Bem, contará com diversas atividades como: feirinha sustentável e de artesanato, distribuições de mudas, espaço kids, apresentação da Companhia de Dança Swing do Gueto e da Banda Marcial do Colégio Estadual Olavo Bilac; Batalha de Mc’s e Aulão de Zumba. Durante o evento também ocorrerá escolinha de Skate; aferição de pressão e glicemia, além de atendimento jurídico.
Varejo
Será iniciada nesta quarta-feira, às 15 horas, a maior feira de negócios para as cadeias distribuidora, atacadista e varejista de Sergipe, a Mix Varejo, que deverá receber, nos três dias de realização, cerca de cinco mil pessoas.
Palestras
A feira acontecerá de 18 a 20 de outubro, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, das 15 às 22 horas, para visitação do público. Nos dias 19 e 20, das 14 às 15 horas, haverá palestras ministradas por especialistas renomados na área de vendas: Leandro Branquinho (19) e Augusto Lucena (20), que falarão sobre “Ideias poderosas de vendas” e “Vendas, a chave de tudo”, respectivamente.
Mais seis são condenados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, na segunda-feira (16), maioria de votos pela condenação de mais seis réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Apesar do entendimento, a pena dos acusados ainda não foi definida.
Até o momento, seis dos 11 ministros votaram pela condenação dos réus pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado. O julgamento virtual seria finalizado às 23h59 de ontem.
A condenação atinge os réus Reginaldo Carlos Begiato Garcia, Claudio Augusto Felippe, Jaqueline Freitas Gimenez, Marcelo Lopes do Carmo e Edineia Paes da Silva Dos Santos. Com base nos votos que já foram proferidos, a pena dos acusados deve ficar em torno de 17 anos de prisão. A pena do réu Jorge Ferreira deve ficar em 14 anos.
Pela modalidade virtual, os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento é aberto com o voto do relator. Em seguida, os demais ministros passam a votar até o horário limite estabelecido pelo sistema.