Sexta, 23 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Coluna | Tribuna 30-08


Avatar

Publicado em 30 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Nos EUA
O governador Fábio Mitidieri (PSD) transmitiu o cargo para o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Múcio, em razão da sua viagem aos Estados Unidos na quarta-feira (30), tendo na comitiva o vice-governador Zezinho Sobral, e o presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade.

Câmara
O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) também transmitirá o cargo para o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, nesta quarta-feira, às 8 horas. A PMA não tem vice, desde que a delegada Katarina Feitoza foi eleita deputada federal

Seminário
O governador e o prefeito estarão nos dias 1 e 2 de setembro, em Washington, discutindo os “Potenciais de Investimentos Multilaterais no Brasil” durante o LIDE Brazil Development Forum. Além de governantes e prefeito de capitais, o evento tem a presença confirmada de deputados e senadores. Da bancada federal de Sergipe, o senador Alessandro Vieira (MDB) é o único a participar. O secretário da Casa Civil, Jorginho Araújo, também estará na comitiva do governador.

Palestras
Marcarão presença no evento, em Washington, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn; o gerente geral da International Finance Corporation (IFC), Carlos Leiria Pinto, o vice-presidente de Grupo Banco Mundial, Carlos Jaramillo; o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto; e o presidente do Conselho de Administração do BNDES, Rafael Lucchesi. Além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Cobrança
Trabalhadores profissionais da música que tocaram durante os festejos juninos de Sergipe ainda não receberam o pagamento dos cachês e cobram do Governo de Sergipe uma reunião para saber em qual data os músicos vão receber o seu pagamento da Funcap (Fundação de Cultura Aperipê).

Sem explicação
A CUT Sergipe e o SINDMUSE cobram que o Governo de Sergipe e a presidenta da Funcap, Antônia Amorosa, dêem uma explicação aos músicos de Sergipe e cumpram a data de pagamento que está no contrato assinado, o prazo é de 30 dias após a assinatura do contrato.

Escola
O vereador Ricardo Marques (Cidadania) foi chamado por mães que tem filhos no Centro Especializado de Educação João Cardoso, uma escola estadual que fica no Bairro Grageru. Elas encaminharam uma série de demandas sobre problemas que a crianças estão enfrentando.

Problemas
Os principais problemas relatados pelas mães são: a qualidade do transporte para as crianças, já que quase todas as Vans estão com elevadores para cadeirantes sem funcionar; a qualidade da merenda, que segundo as mães não é adequada para os filhos com necessidades especiais; e a pouca quantidade de cuidadores e pessoas de apoio. Hoje a escola tem mais de 130 alunos para apenas 12 cuidadores.

Referência
Segundo o vereador, a escola é referência na educação especial. “As mães já pediram ajuda a Secretaria da Educação mas ainda não tiveram retorno, por isso que me procuraram. Encaminhei as demandas para DEA, Diretoria de Educação, que ficou de buscar soluções para os problemas. Também irei provocar o Ministério Público caso a situação persista”, disse Marques.

Sem água
O deputado Chico do Correio (PT) alertou ontem sobre os problemas com abastecimento de água no Sertão Sergipano. O parlamentar explicou que os moradores da região estão com dificuldades em relação aos serviços prestados pela Deso.

15 dias
Chico do Correio citou a ampliação de rede e a construção de reservatórios, o que devem ficar prontas em seis meses. “Mas não dá para esperar. Hoje, na sede de Nossa Senhora da Glória, nós temos bairros que estão sem água há 15 dias”, destacou.

Rodovia
Segundo o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), no dia 10 de fevereiro, o recém-empossado governador Fábio Mitidieri assinou aquela que seria a primeira ordem de serviço de sua gestão: a obra de pavimentação no trecho do Km 16 da Rodovia SE 270, que dá acesso ao Povoado Costa, em Itaporanga. No entanto, de lá para cá, pouco mudou.

Não começou
Georgeo Passos (Cidadania) esteve na rodovia na segunda-feira (28), e constatou que a obra não foi iniciada até agora. O parlamentar criticou o fato, lamentando: “Já estamos no final de agosto, mas o povo continua na poeira e na lama.”

Autorizada
A ordem de serviço assinada teve um investimento de R$ 10.486 milhões. O ato, acompanhado com pompa por diversas autoridades, ocorreu apenas 40 dias após o início do governo de Fábio Mitidieri. Para Georgeo, justamente por ser a primeira, a obra deveria receber mais cuidado.

Seminário
Na próxima quinta (31), no auditório da Superintendência Regional do Trabalho (SRTe/SE), acontece o Seminário “Saúde e Segurança no Trabalho Doméstico: Perspectivas e Desafios”. O evento, que acontece no período de 9h às 12h, contará com a ilustre presença de Dercylete Lisboa, especialista em Direito do Trabalho e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará. Auditora fiscal do Trabalho, Dercylete é Mestre em Direito e integra a Coordenação Nacional de Combate à Discriminação e Promoção de Igualdade de Oportunidades no Trabalho.

Painelistas
A segunda painelista do evento é a Dra. Gilvania Oliveira Rezende, juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/SE) e gestora regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes. As mesas e os debates sobre Trabalho Doméstico serão coordenados por Roseniura Santos, auditora fiscal do Trabalho e adjunta da SRTe/SE.

Imposto do milho
O Diário Oficial do Estado publicou ontem (29) uma notícia importante para os produtores de milho. De acordo com o decreto estadual, o governador Fábio Mitidieri manteve o benefício que define em 2% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de milho em grãos para operações comerciais internas e interestaduais.
O governador Fábio Mitidieri ressalta que fomentar o agronegócio é uma das prioridades da gestão. “Sergipe se destaca na produção de milho e manter a alíquota do ICMS auxilia na competitividade de nosso produto, que vem tendo bons resultados, com previsão de produção de 949,1 mil toneladas este ano. Vamos continuar trabalhando para que nossos produtores tenham boa assistência técnica e espaço no mercado”, afirmou.
Em 2023, a previsão é de crescimento na produção de milho em Sergipe. A safra se tornou destaque nacional com previsão de produção de 949,1 mil toneladas, um aumento de 5,4% na produção de 2023 em relação ao ano anterior. Os dados estão no 11º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado agora em agosto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade