Combate ao furto de energia recupera o equivalente ao consumo de mais de 23 mil residências
Publicado em 25 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Cerca de 37.655.000 KWh de energia foram recuperados durante o ano de 2021 na área de concessão da Energisa em Sergipe, após serem desviados ou não registrados pela concessionária por causa de irregularidades no sistema de medição por intervenção de terceiros e ligações ilegais, mais conhecido como ‘gato’. A energia recuperada é suficiente para abastecer aproximadamente 23.400 residências durante um ano, com um consumo de 134 KWh/mês em cada imóvel.
Para isso, já foram realizadas mais de 31 mil inspeções em 2021 e identificadas cerca de 7.357 irregularidades, por meio de análises de histórico de consumo e denúncias. A notificação e regularização de fraudes e furtos de energia é fundamental para a qualidade no fornecimento de energia elétrica para todos os clientes.? A prática inclusive é crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena que varia de um a quatro anos de reclusão.
Outro fator de atenção para a Energisa é o risco à segurança da população, isso porque, as ligações clandestinas irregulares são feitas por pessoas que não tem conhecimento técnico, utilizam materiais inadequados e, muitas vezes, encostam na rede energizada acarretando acidente. Além da probabilidade de acidente, pode acarretar a falta de energia, causando prejuízos para os clientes regulares.