**PUBLICIDADE
Publicidade

Conselho Estadual de Cultura homenageia 28 personalidades e instituições


Avatar

Publicado em 28 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Artistas, agentes culturais, instituições, intelectuais, autoridades, educadores e incentivadores da arte e cultura foram os grandes protagonistas da Sessão Solene para Outorga do Diploma do Mérito Cultural Epiphânio Dória, promovida pelo Conselho Estadual de Cultural de Sergipe (CEC) com o intuito de homenagear 28 personalidades e instituições. A solenidade bastante prestigiada aconteceu na manhã desta segunda-feira, 27 de novembro, no auditório da Biblioteca Epiphânio Dória, localizada no Bairro 13 de Julho, em Aracaju. Integrantes do Quarteto da Orquestra Sinfônica de Sergipe realizaram uma apresentação na ocasião.

Durante o respectivo discurso, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Igor Albuquerque, celebrou a realização da solenidade festiva que enaltece o segmento cultural. “Um reconhecimento direcionado a personalidades e instituições que se destacaram no desenvolvimento e na preservação da memória cultural do Estado”, frisou.
Tendo uma vida dedicada ao teatro, o membro do Grupo Imbuaça e ex-conselheiro de Cultura, Lindolfo Alves do Amaral Filho não escondeu a satisfação pela homenagem. “No Imbuaça são 46 anos e na área cultural 35 anos de atuação no qual, me aposentei este ano (em setembro). É algo que a gente não escolhe e sim, a arte que nos escolhe e isso aconteceu comigo até porque a minha formação é na área da Saúde porém, me dediquei durante todos esses ao teatro e procurei me especializar até para entender todo o processo de trabalho que desenvolvo no Imbuaça e oferecer o melhor que posso na área cultural. Receber esse diploma hoje é um reconhecimento pela minha trajetória no segmento artístico”, afirmou.

Dentre as instituições que tiveram destaque no evento, o 28º Batalhão de Caçadores- Batalhão Campo Grande foi uma delas agraciadas com a honraria. “É importante fazer parte dessas iniciativas e o Batalhão inaugurou recentemente o seu Espaço Cultural com novos equipamentos e segue fortalecendo parcerias importantes no Estado. Vale citar nesta oportunidade as ações do Grupo Sergipano de Estudos da Força Expedicionária Brasileira e nessa expansão conseguimos colocar mais itens no local sem esquecer da acessibilidade e do incentivo de visitas principalmente do público infantil”, pontuou o Coronel de Infantaria Leandro César Pimentel Alves, Comandante do 28º Batalhão de Caçadores- Batalhão Campo Grande.
O jornalista, produtor cultural, coordenador de Assuntos Culturais da Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória e Curador do Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz da Assembleia Legislativa de Sergipe, Beneti Nascimento, também fez parte das personalidades em destaque. “Estou orgulhoso pela indicação e esse reconhecimento me estimula a continuar trabalhando pela Cultura de nosso Estado. Conviver com a cena cultural de Sergipe, suas manifestações e atores têm sido muito gratificante. Sou grato ao Conselho pela homenagem”, disse.

O jornalista, escritor e ex vereador Lucas Aribé ficou emocionado com o reconhecimento. “Momento de muita emoção e gratidão por receber essa homenagem que representa o maior título da entidade. Sou admirador, agente da cultura e fui uma pessoa que buscou fomentar a atividade em todos os espaços que ocupei”, acrescentou.

Histórico – Em 15 de maio de 1970, a Lei 5.579 instituiu o Dia Nacional da Cultura, como homenagem ao nascimento de uma personalidade exponencial brasileira: Ruy Barbosa, nascido no dia 5 de novembro de 1849.
O Diploma do Mérito Cultural Epiphânio Dória criado pela Resolução 002/79, de 3 de dezembro de 1979, alterada pela Resolução 002/2021, de 5 de outubro de 2021, e publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe, no dia 4 de novembro de 2021, em seu Artigo 1º, diz o seguinte: “Fica instituído o Diploma do Mérito Cultural Epifânio Dória, com objetivo de homenagear pessoas físicas e jurídicas que, ao longo de sua vida, tenham reconhecidamente contribuído para o desenvolvimento da Cultura e a preservação da memória cultural de Sergipe.”

Homenageados
– Colégio Dom Bosco (Itabaiana-SE)
– Maternidade São José (Itabaiana-SE)
– Lucas Aribé Alves
– Museu do Cangaço
– Lúcio Antônio Prado Dias
– Cristina dos Santos Souza
– Joel Dantas
– Jhony Carlos dos Santos (Feyk)
– Cleanes Silva
– Egnaldo Correa Santos (Korea)
– MurilloMellins
– Leonardo Alencar in memoriam
– 28º Batalhão de Caçadores – Batalhão Campo Grande
– Benneti Nascimento
– Gilson José dos Santos
– Madalena dos Santos (Dona Madá)
– Venerável Irmandade de Nosso Senhor do Bonfim e Nossa Senhora das Dores
– Eduardo Freitas
– Germana de Araújo Gonçalves
– Osvaldo Ferreira Neto
– Cia Gentileza – CIGARI
– Teatro Pernas de Pau
– Grupo A Tua Lona
– Kleberson Silva Souza (Binho)
– João Alves dos Santos
– Washington Luiz Santos
– Lindolfo Alves do Amaral Filho
– Joésia Ramos

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade