Quarta, 28 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Copa do Nordeste: sorteio em Teresina


Avatar

Publicado em 19 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Tudo pronto. Foi dada a largada para a maior competição de futebol regional do Brasil: a Copa do Nordeste. Já são conhecidos os 16 participantes e o sorteio dos grupos e jogos aconteceu nesta quinta-feira (19), às 19h30, no TeatroSilvio Mendes. Sergipe terá como representante na competição a equipe do Itabaiana que está no Pote 4, ao lado de Treze de Campina Grandes, River Plate e Maranhão.
Como foi – Para o sorteio, os 16 clubes participantes foram distribuídos em quatro potes – com quatro participantes. A posição de cada clube em cada pote foi definida através das posições deles no ranking de clubes da CBF.
De cada pote, saíram dois times para o Grupo A e dois times para o Grupo B. Sorteado o primeiro clube do Pote 1 que foi para o Grupo A. Em seguida, sorteado o segundo clube do Pote 1 que foi para o Grupo B. O terceiro clube foi para o Grupo A e o quarto clube sorteado foi para o Grupo B. A mesma dinâmica foi aplicada para os demais potes, pote 2, pote 3 e pote 4.
 
Disputa – 1ª fase (fase de grupos): 16 clubes distribuídos em dois grupos de oito clubes cada, compostos através de sorteio público;
2ª fase (Quartas-de-final): oito clubes distribuídos em quatro grupos de dois clubes cada;
3ª fase (Semifinal): quatro clubes, em dois grupos de dois clubes cada;
4ª fase (Final): dois clubes em um grupo.
Na 1ª fase, os clubes do Grupo A enfrentarão os clubes do Grupo B em turno único. Após o término da 1ª fase estarão classificados para a fase seguinte os quatro primeiros colocados de cada um dos dois grupos.
Ao final da 1ª fase, os cartões amarelos serão zerados, o que não inclui o terceiro cartão amarelo nem o cartão vermelho, cuja suspensão automática decorrente permanece em vigor.
Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da 1ª fase, em cada grupo, o desempate para efeito de classificação será definido observando os critérios abaixo:
Maior número de vitórias, maior saldo de gols; maior número de gols pró; menor número de cartões vermelhos recebidos e menor número de cartões amarelos recebidos.
Nas quartas de final e semifinal, os confrontos serão disputados em partida única, sendo o classificado o clube que vencer o confronto.
As finais serão disputada em partidas de ida e volta, e o clube que somar o maior número de gols será o campeão. Em caso de empate, a decisão será nas penalidades.
Datas das fases da Copa em 2024:
Fase de grupos: 4 de fevereiro a 27 de março;
Quartas de final: 10 de abril;
Semifinal: 24 de abril;
Finais: 5 e 6 de junho.
O que está em jogo?
O clube campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada na 3ª fase da Copa do Brasil de 2025; caso este clube venha a conquistar esta vaga por sua participação na Libertadores de 2025 ou por outro critério constante no regulamento da Copa do Brasil, passará a vaga para o clube vice-campeão do torneio, e assim sucessivamente.
Veja os participantes:
Pote 1:Fortaleza (7º);Ceará (14º);Bahia (15º) e Sport (26º).
Pote 2: Náutico (27º);CRB (29º);Vitória (37º) e ABC (44º).
Pote 3: Botafogo-PB (56º);América-RN (57º);Altos (58º)e Juazeirense (62º).
Pote 4: Treze (79º);Itabaiana (106º);River-PI (106º); e Maranhão (205º).
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE