Segunda, 24 De Março De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Corredor de ônibus passa a funcionar em horário restrito


Publicado em 18 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Foto: André Moreira/PMA

Milton Alves Júnior

 

Previsto na Portaria nº 115/2025, publicado na semana passada no Diário Oficial do Município, tendo como objetivo otimizar o fluxo de veículos na região, desde a manhã de ontem o corredor exclusivo de ônibus da Avenida Hermes Fontes passou a operar apenas nos horários de pico. Com a mudança, a via expressa permanecerá exclusiva para ônibus, táxis identificados, transporte escolar e veículos oficiais apenas das 6h às 9h e das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira. Pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foi enaltecido que essa flexibilidade segue o mesmo modelo já adotado em outras avenidas, a exemplo da Beira Mar, Centro/Jardins, Augusto Franco e Perimetral Oeste.
Pela prefeita Emília Corrêa foi destacado que a mudança reflete o pedido da população para dar maior fluidez ao trânsito da capital sergipana. Este pleito foi apresentado inicialmente à Chefe do Poder Executivo Municipal no momento em que ocupava mandato de vereadora na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “Esse foi um pedido do povo e faz parte do nosso Plano de Governo, que nós estamos atendendo. Essa mudança traz uma melhoria na circulação da cidade, no fluxo dos veículos pequenos, dos automóveis principalmente, e facilita a locomoção das pessoas que não utilizam o transporte público. E ainda assim, prioriza o transporte público nos horários de maior demanda”, destacou a prefeita.
Segundo a portaria, aqueles que descumprirem as regras cometerão infração gravíssima e estão sujeitos ao pagamento de multa. Na manhã de ontem, durante diálogo com motoristas, motociclistas e entrevista coletiva realizada em um trecho da Avenida Hermes Fontes, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe destacou que neste primeiro momento as placas de sinalização permanecem com os horários anteriormente estabelecidos, mas não serão confeccionadas multas para quem porventura decida utilizar a faixa fora do horário de pico.
“Agora a gente vai avaliar outras situações, como por exemplo a liberação em outros horários para o transporte ser exclusivo, a questão dos abrigos, o posicionamento dos abrigos. (..)Nós temos uma via extremamente carregada, um fluxo muito grande, uma via que aos horários de pico está completamente cheia tanto em um sentido quanto no outro. O volume do transporte coletivo que é grande, como o transporte escolar e o táxi, que andam na faixa exclusiva. Então tudo isso dá para ser analisado, para que se tenha realmente uma melhor mobilidade na cidade”, afirmou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade