Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Covid-19: mesmo com vacina disponível, taxa de faltosos ainda é significativa


Publicado em 26 de abril de 2022
Por Jornal Do Dia Se


O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Marco Aurélio Goes, salienta que há uma queda grande nas doses de reforço e orienta que as pessoas se imunizem com maior agilidade possível.

Aracaju chegou à porcentagem de 91,53% com, pelo menos, uma das doses da vacina contra covid-19, o que representa um total de 571.809 da população vacinável, ou seja, com mais de 5 anos de idade. No entanto, ainda existe uma taxa significativa de absenteísmo, principalmente quando as categorias são analisadas de maneira isolada, mais ainda quando se trata de esquema vacinal completo, mesmo com vacina disponível.
No último dia 25 de março, a Prefeitura de Aracaju flexibilizou o uso de máscara, quando, na ocasião, os dados epidemiológicos do município apontavam para uma queda de 77,64% no número de casos confirmados. O dado, no entanto, reforça o papel da vacina que, comprovadamente, está entre as causas para a queda do número de casos da doença. Também por isto, se faz essencial a conscientização daqueles que ainda não se vacinaram ou estão com o esquema vacinal atrasado.
Com relação ao público infantil, mesmo sendo comprovada a eficácia e segurança da vacina, 18.414 crianças ainda não foram vacinadas contra covid-19, uma porcentagem de 29,66% do público estimado de 62.091.
No que se refere à faixa etária dos 12 aos 17 anos, o público estimado é de 60.376, porém, 9.329 adolescentes ainda não tomaram, sequer, a primeira dose, o que representa 15,46% de absenteísmo.
Outro fato relevante diz respeito ao número de pessoas que já podem tomar a dose de reforço. No momento, a Prefeitura disponibiliza a quarta dose para pessoas com 60 anos ou mais. Até o momento, 25,18% de um público estimado de 64.729 pessoas já garantiu a dose.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade