Sexta, 21 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Crystal Palace recebe primeiros atletas brasileiros


Publicado em 17 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Os primeiros atletas brasileiros que desembarcaram em Londres para participar das Olimpíadas conheceram nesta segunda-feira 16, as instalações do Crystal Palace, centro de treinamento da delegação do país na competição.

Esta será a primeira vez que os brasileiros contarão com um espaço exclusivo para o ‘Time Brasil’, que terá 259 atletas, sendo que apenas uma parte treinará efetivamente no Crystal Palace.

O complexo ultramoderno inclui, além das instalações esportivas, um centro médico e um refeitório.
O local tem capacidade para acomodar 144 pessoas, principalmente médicos, fisioterapeutas, auxiliares técnicos, sparrings e membros do departamento de Ciência do Esporte, entre outros, já que a grande maioria dos atletas ficará na Vila Olímpica.

"A nossa ideia desde o primeiro planejamento foi dar no mínimo a melhor preparação da história brasileira, a mesma dos maiores países do mundo. Hoje tenho o sentimento de dever cumprido", explicou Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do Comité Olímpico Brasileiro (COB), medalhista de prata com o vôlei nos Jogos de Los Angeles-1984.

A meta do Brasil para estes Jogos de Londres será repetir as 15 medalhas obtidas em Pequim-2008 e dobrar este total na próxima edição, que será realizada no Rio de Janeiro em 2016.

Um dos primeiros a chegar ao CT de Crystal Palace nesta manhã chuvosa foi o jovem nadador Marcelo Chierighini, que disputará o revezamento 4×100 metros livre junto com César Cielo, a grande estrela da delegação brasileira, que defende o título olímpico dos 50 metros livre conquistado há quatro anos.

"As minhas condições físicas são as melhores possíveis, estou preparado para lutar por uma medalha", declarou o nadador de 19 anos, que treina na Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, a mesma na qual Cielo fez sua preparação quando conquistou o ouro em Pequim-2008.

Os nadadores iniciarão os treinos na piscina de Crystal Palace nesta terça-feira, junto com os atletas dos saltos ornamentais, nado sincronizado e maratona aquática.

O CT também conta com um estádio de atletismo com capacidade para 16.500 pessoas, que recebeu uma etapa da Liga Diamante no último fim de semana.

"Temos poucos estádios como este no Brasil. Não há dúvidas de que vai ser muito bom para a nossa preparação final", afirmou Keila Costa, que participará da prova do salto triplo, após ter competido no salto em distância em Atenas-2004 e Pequim-2008, sempre chegando à final, um resultado que espera repetir em Londres.

O complexo de 120.000 metros quadrados também acolherá treinos de levantamento de peso, taekwondo, basquete, handebol e vôlei de praia.

As instalações foram até decoradas com fotos de grandes campeões atuais do esporte brasileiro, como Cielo, o jogador de vôlei Giba ou o cavaleiro Rodrigo Pessoa, que será porta-bandeira da delegação do país durante a cerimônia de abertura.

Os proprietários de Crystal Palace investiram 20 milhões de libras para renovar este espaço, inaugurado em 1964 para ser o CT nacional do esporte britânico.

O centro médico terá uma inovação à parte, com o uso de três robôs, que possibilitam uma equipe especializada em telemedicina entrar em contato, através de vídeo via internet, com especialistas de vários locais do mundo.

Já alimentação dos atletas estará nas mãos da renovada chef Roberta Sudbrack. "Será ao gosto dos brasileiros com os produtos daqui", explicou a chef, cujo restaurante figura na 71ª posição da revista britânica Restaurant.

"Vai ser a mesma coisa que faço no meu restaurante, uma cozinha fresca, com uma técnica precisa e um modo de preparo de acordo com as tradições do Brasil", completou a chef, que no primeiro dia preparou arroz, feijão, banana à milanesa e picadinho de carne e frango, tudo com as calorias, proteínas, carboidratos e gorduras devidamente detalhados.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE