Segunda, 24 De Março De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Desarticulada quadrilha especializada em roubo de celular


Publicado em 12 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se


POLICIAIS DE SERGIPE DURANTE OPERAÇÃO REALIZADA DURANTE TODO O DIA DE ONTEM EM TRÊS ESTADOS, INCLUSIVE NA BAHIA (Divulgação/SSP)

Milton Alves Júnior
.
A Superintendência da Polícia Civil desarticulou na manhã de ontem uma organização criminosa especializada em furtos de aparelhos telefônicos em eventos culturais realizados por empresas particulares e/ou administrações públicas no estado de Sergipe. Denominada Operação Tela Fria, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) informou ao JORNAL DO DIA na tarde de ontem que foram cumpridos 43 mandados de prisão e outros 55 mandados de busca e apreensão, sendo que a maioria das ordens estão sendo cumpridas na cidade de Salvador. A coordenação da operação foi conduzida por profissionais lotados na Delegacia de Turismo (Detur).
Pela pasta governamental foi revelado ainda que a investigação teve início após mais de 650 boletins de ocorrência registrados por vítimas desses furtos durante as festas. Pela delegada Luciana Pereira, foi esclarecido que os criminosos atuavam de forma organizada, com profissionais especializados em furtar celulares, desbloquear dispositivos e realizar movimentações financeiras ilegais. Apesar de a ação ter sido protagonizada por agentes sergipanos, os indícios mostram que a maioria dos suspeitos eram naturais do estado da Bahia, em especial com residência nos bairros de Massaranduba, Uruguai, Fazenda Coutos, Sussuarana e Valéria, na capital.
“Os criminosos recrutavam pessoas habilidosas para furtar celulares durante os eventos, e, em seguida, entravam em contato com as vítimas enviando mensagens ameaçadoras para forçá-las a fornecer as senhas dos aparelhos e das contas na nuvem. Com isso, desbloqueavam os dispositivos e acessavam redes sociais, contatos e, principalmente, contas bancárias. Realizavam compras fraudulentas e transferências bancárias antes de revender os celulares no mercado paralelo”, destacou a delegada. Além de Sergipe, a operação foi procedida simultaneamente nos estados da Bahia e Pernambuco; o efetivo operacional contou com a participação de 130 agentes da Polícia Civil.
Ao se deparar com um furto de aparelho telefônico, por exemplo, a SSP enalteceu a necessidade de as vítimas prestarem boletins de ocorrência para contribuir com as investigações e destaca que novas fases da Operação Tela Fria serão realizadas para desarticular completamente o esquema criminoso.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade