Diminuem os casos de dengue em Aracaju
Publicado em 20 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia
No período de julho a setembro deste ano, os casos de dengue em Aracaju tiveram redução de 48%. O dado foi confirmado pelo 5º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), apresentado ontem, 19, pela Prefeitura de Aracaju. O resultado mostra que no período o índice de infestação foi de 1,4 (médio risco ou alerta), que é o menor de 2012.
Realizado de 3 a 6 de setembro de 2012, o LIRAa tem como principal objetivo diagnosticar a infestação do mosquito transmissor da dengue em cada bairro, para que sejam planejadas as ações de campo direcionadas ao problema encontrado.
Os dados coletados mostram ainda que a dengue em Aracaju é domiciliar e as lavanderias continuam sendo o maior problema: 78,5% dos focos estão nesses locais. Os depósitos domiciliares (vasos e pratos de plantas, ralos, lajes, sanitários em desuso, etc.) continuam como segundo maior problema: 17,3%. Já 1,7% dos criadouros de mosquitos foram encontrados em entulhos e resíduos sólidos.
Outro dado importante verificado no 5º LIRAa do ano é que nenhum bairro da capital sergipana foi classificado como alto risco. O índice de infestação apresentou diminuição em 87,2% dos bairros, sendo que em três deles houve aumento com relação ao LIRAa de julho (4º do ano) e em outros dois bairros o índice permaneceu o mesmo.
Foram registrados na capital sergipana 10.841 casos de dengue, sendo que apenas 1.869 foram confirmados. Desses, 1.856 (99,3%), foram de dengue clássica; 6 (0,3%) casos de dengue com complicação e apenas 7 casos de dengue hemorrágica, o que representa 0,4% dos casos, enfatizando que com nenhum óbito pela doença.
Ações em 2012 – De janeiro a setembro deste ano, a Prefeitura de Aracaju recolheu 38.110 pneus em desuso das ruas da capital; fez a limpeza de 25.910 terrenos baldios e de outros 5.937 pontos estratégicos. Também já realizou 145 ações da Força Tarefa, e 643.209 visitas domiciliares pelos agentes de endemia. Até o final de 2012 será realizado o 6º Levantamentos de Índice Rápido do Aedes.
Em parceria com o Governo do Estado houve ainda a intensificação do Fumacê Costal nas áreas de difícil acesso, e a aplicação do Carro Fumacê em 21 bairros.
Além da distribuição de adesivo de tratamento para todos os profissionais de saúde, será realizado o monitoramento quinzenal de áreas de risco dentro dos bairros. Os agentes de endemias também irão aplicar o Fumacê Costal nos locais necessários e a prefeitura prossegue com a realização de forças-tarefa nos bairros da capital.
Também continuam as ações de Educação em Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação; divulgação na mídia sobre os cuidados preventivos no controle da dengue e atualização semanal da imprensa/ sociedade em relação aos dados epidemiológicos da dengue.
Acompanhe os próximos locais onde acontecem as forças-tarefa de combate ao mosquito transmissor da dengue: Hoje estará no bairro Suissa, já nos dias 21 e 22, na Cidade Nova, dias 26 e 27 no Pereira Lobo, e 28 e 29 no bairro 18 do Forte.