Nayane de Jesus Santos: 980 pontos na Redação
Diversos estudantes chegaram a 980 pontos, quase a nota máxima da Redação
Publicado em 22 de janeiro de 2019
Por Jornal Do Dia
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram divulgadas na manhã de sexta-feira, 18, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Um dos resultados mais aguardados foram as notas da prova de Redação, cujo tema foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet".
Em um balanço parcial feito pelo Centro de Excelência Atheneu Sergipense, cerca de 30 alunos obtiveram nota acima de 800 na Redação. No Centro de Excelência Maria Ivanda, em Aracaju, dos 70 alunos que prestaram o Enem, dois obtiveram 900 pontos e os outros acima de 700. No Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo, em Capela, duas alunas do 3º ano pontuaram acima de 940 pontos.
A coordenação do Curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) também observou que os alunos do curso se destacaram com excelentes notas na prova de Redação. Muitos deles chegaram a atingir 980 pontos, quase a pontuação máxima, que é 1000. De acordo com a coordenadora do Pré-Universitário, professora Gilvânia Guimarães, os alunos e professores só têm a comemorar. "Isso é fruto de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Tivemos as aulas de Redação em todos os polos, com cadernos específicos em que foram trabalhadas a estrutura do texto e diversas temáticas. Além disso, aconteceram também as Oficinas de Redação, que em 2018 foi ampliada, com oficinas itinerantes em Aracaju e em algumas revisões regionais", explicou.
Redação – A nota da Redação foi uma grande surpresa para Nayane de Jesus Santos, que conseguiu 980 pontos. Ela é estudante do Polo Ulysses Guimarães, em Umbaúba, e disse que não estava esperando esse resultado. "Achei o tema um pouco difícil, mas tentei dar o meu melhor na hora da prova. Quando vi a nota fiquei sem acreditar, até chorei de alegria. O Curso Pré-Universitário me ajudou bastante. Os professores e o material são muito bons, e juntou com a minha força de vontade", declarou ela, que pretende cursar Administração.
Já a sua colega, Iris Valentim Alves dos Santos, também alcançou 980 pontos, e disse que já esperava uma boa nota. "Acho muito bom o fato de nós, alunos da escola pública, podermos ter essa preparação, tanto no colégio quanto no Pré-Universitário. Eu esperava tirar uma nota muito boa, pois me preparei bastante, participei de todas as oficinas de redação e das revisões. Além disso, achei o tema proposto na Redação bastante amplo, o que facilitou na hora de escrever", afirmou Iris, que pensa em cursar Psicologia ou Direito.