O equipamento impede que uma grande quantidade de lixo entupa os bueiros da cidade.
Ecobarreiras e ecobueiros evitam acúmulo de lixo em canais e esgotos
Publicado em 19 de abril de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Como medidas eficazes para a prevenção de impactos ambientais causados pelo acúmulo de lixo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem investido na implantação de ecobarreiras e ecobueiros em alguns pontos da cidade. Ambos os projetos são sustentáveis e de baixo custo, e têm reduzido significativamente a poluição dos rios e prevenindo o entupimento de bueiros.
As ecobarreiras servem para reter o material jogado de forma irregular, principalmente nos canais, como copos plásticos, sacola de lixo, entre outros resíduos sólidos. A sua utilização permite a remoção de rejeitos submersos, ampliando a conservação dessas áreas e estabelecendo uma maior prevenção ao entupimento da rede de drenagem.
O gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia, explica que a ecobarreira é feita de galões de plástico, uma tela de contenção, cabo de aço e rede galvanizada. A primeira foi instalada em dezembro de 2022 e, atualmente, a capital sergipana já conta com um total de oito locais com ecobarreiras. “A limpeza da maioria é feita semanalmente, e algumas a cada 15 dias, além dos dias de chuva. Estamos estudando outros canais, em locais mais críticos da cidade onde têm um grande acúmulo de lixo, para instalar mais ecobarreiras”, afirma.
Já os ecobueiros têm se revelado uma medida inovadora para auxiliar na diminuição dos inúmeros transtornos acarretados pelo descarte irregular de lixo. Atualmente, a cidade de Aracaju possui 29 ecobueiros instalados. Lauro Maia aponta que a ação foi feita em parceria com a Defesa Civil e a Emurb, após o mapeamento de alguns pontos da cidade com grande descarte de lixo, como no bairro Santos Dumont, em frente ao Mercado.
O primeiro foi instalado em abril do ano passado, e ainda em abril de 2023, a previsão é de que cerca de 20 novos sejam instalados. O equipamento impede que uma grande quantidade de lixo entupa os bueiros da cidade. A limpeza é feita uma vez por semana, e também nos dias de chuva, e todo o material recolhido vai para o aterro sanitário, junto com o lixo recolhido nas residências.