**PUBLICIDADE
Publicidade

Eduardo teles e Casa de Mar lançam cordel em homenagem a Oxalá


Publicado em 26 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Sexta-feira, 28, a Organização Não-Governamental Casa de Mar lançará o projeto Cordel Xirê com o livreto ‘A viagem de Oxalá’. O evento será realizado em forma de de live, transmitida no Instagram @acasadmar, às 19 horas. Na ocasião, o autor Eduardo Teles e o artista plástico Allan D’Xangô, que ilustra a obra, conversam com as sócias fundadoras da Casa de Mar.
O cordel ganhou muita expressividade pela capacidade de disseminação de valores culturais e regionais, o conhecimento popular, mitos, lendas, saberes e tradições do povo nordestino, com grande apelo popular. A proposta do Cordel Xire é a de formar uma série de cordéis com temática de matriz africana, desafio que se estende para os artistas visuais oriundos do mesmo universo, a fim de ampliar o leque de possibilidades desse gênero literário como estratégia eficiente para dinamizar os processos e experiências na construção do conhecimento, inserindo e valorizando temas transversais.
De acordo com Martha Sales, o projeto que se intitula CORDEL XIRÊ foi pensado para, através da mitologia dos orixás, provocar a capacidade de criação, memorização e aproximação dos alunos com as manifestações afro-brasileiras, legítimas e importantes na formação do povo brasileiro, enquanto material que poderá servir no desenvolvimento e na assimilação desses conteúdos, contribuindo para o que exige a Lei 10.639/2003.
Segundo ela, assim como ocorre com a literatura de cordel, a oralidade é também a força da transmissão de conhecimento da história e da memória de vários povos africanos que se consolidam como parte da cultura.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade