Terça, 23 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Edvaldo confirma edital para licitação do transporte público em março


Avatar

Publicado em 15 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


EDVALDO DURANTE REUNIÃO COM PREFEITOS DE São Cristóvão e Socorro(Ana Lícia Menezes/PMA)

Os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristovão e Barra dos Coqueiros e o Governo de Sergipe aprovaram, nesta quinta-feira (14), o Estatuto Social do Consórcio do Transporte Público Metropolitano e definiram março como o mês para o lançamento do edital de licitação do serviço que atende as quatro cidades da Grande Aracaju. Em reunião presidida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, os prefeitos Padre Inaldo e Marcos Santana, o superintendente de Trânsito da Barra dos Coqueiros, Marcos Felipe (que representou o prefeito Alberto Macedo), e o secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo (representando o governador Fábio Mitidieri), discutiram também sobre a modelagem técnica, financeira e contratual formulada pela consultoria encomendada pela prefeitura da capital à Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
“Acabamos de encerrar mais uma reunião do Consórcio do Transporte Público Metropolitano e demos passos muito importantes. Hoje, nós debatemos e aprovamos o nosso estatuto, aprovamos a ata da reunião anterior e, também, discutimos e debatemos sobre a apresentação da rede e da proposta de construção da futura licitação do transporte coletivo. Além disso, estabelecemos que no mês de março apresentaremos o edital da licitação. Então hoje é dia um de comemoração, pois se constitui, de maneira formal e efetiva, o nosso consórcio”, destacou Edvaldo.
Ainda de acordo com o prefeito de Aracaju, durante a reunião também foram discutidos os parâmetros que serão debatidos pelos técnicos dos entes consorciados para a construção do edital de licitação do transporte coletivo, e agendada uma nova reunião para o mês de janeiro “para que possamos avançar ainda mais nas discussões”. “O nosso ideal é que a licitação melhore o nosso transporte e as frotas que ofertam o serviço aos usuários. Esse é o objetivo do edital que estamos construindo, que terá, inclusive, concorrência nacional”, enfatizou Edvaldo, ao ressaltar a importância do estudo feito pela ANTP, “que tem nos ajudado a pensar soluções para a melhoria do transporte coletivo da Grande Aracaju”.
Para o prefeito de São Cristovão, Marcos Santana, a reunião foi produtiva e apresentou passos concretos do futuro termo de referência para a licitação. “Nós discutimos os parâmetros que serão levados em consideração no processo licitatório, discutimos sobre a rede, tarifa, além de discutirmos as questões administrativas, de formação do consórcio. Então saio extremamente satisfeito, pois foi, realmente, muito produtiva esta reunião”, enfatizou o gestor municipal.
Superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju e diretor-executivo do Consórcio do Transporte Público Metropolitano, Renato Telles explicou que, para que se tornasse possível a aprovação do estatuto na reunião realizada nesta quinta, “houve todo um trabalho coletivo das equipes técnicas dos quatro municípios e do Governo do Estado”. “Muito importante também a presença da ANTP, apresentando a segunda parte do estudo, tirando dúvidas e questionamentos dos prefeitos e do governo estadual. As cidades são dinâmicas, elas crescem e as novas demandas da população precisam ser atendidas pelo transporte público e esse é o nosso propósito”, disse.
Também participaram da reunião o superintendente da ANTP, Luiz Carlos Néspoli (Branco), e os consultores econômico e técnico da instituição, Fernando Fleury e Adolfo Mendonça, respectivamente.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade