Quinta, 12 De Junho De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Eleições: Plano de segurança é fechado


Publicado em 03 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia


Cartaz da campanha da SSP

O SECRETÁRIO JOÃO ELOY COMANDOU A REUNIÃO COM TODA A CÚPULA DA SSP PARA FECHAR O PLANO DE SEGURANÇA PARA AS ELEIÇÕES DE DOMINGO

Mais cinco cidades sergipanas terão a segurança reforçada por tropas federais do Exército. Na sessão de ontem, o pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou os pedidos feitos pelo Tribunal Regional Eleitoral para os municípios de Nossa Senhora Aparecida (Sertão), Itabaiana, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo e Moita Bonita (ambas no Agreste). Até então, apenas a cidade de Monte Alegre de Sergipe (Sertão) teve o reforço federal autorizado. Com esta decisão, soldados do 28º Batalhão de Caçadores (28º BC) serão enviados neste domingo a estes municípios para reforçar a segurança da votação e da apuração dos votos.

Ao todo, os promotores eleitorais de 21 cidades sergipanas pediram reforço ao Exército na segurança das eleições, por conta dos últimos incidentes de violência na campanha eleitoral. O argumento é de que o efetivo policial nestas cidades não é suficiente para conter a agressividade entre os grupos políticos e a prática de crimes eleitorais como a boca-de-urna, a compra de votos e o transporte irregular de eleitores.

Disque-Denúncia – Ontem à tarde, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou mais uma reunião com gestores das polícias Civil e Militar para discutir os últimos detalhes do planejamento que será aplicado para as eleições 2012. Tropas especializadas e ordinárias das forças policiais já estão distribuídas para evitar a prática de crimes eleitorais nos dias que antecedem o pleito eleitoral e no dia 7 de outubro, quando acontece a votação.

A ordem é de alerta aos atendentes do Disque Denúncia (181) e do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para que as equipes policiais ajam rápido, evitem e prendam em flagrante responsáveis pela compra de votos e crimes afins. Conforme foi determinado pelo secretário João Eloy na última segunda-feira, dia 1º, equipes do Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Comando de Operações Especiais (COE).

"A gente espera que a classe política e população cooperem. Nossa polícia tem trabalhado com afinco nesses dias [antes da eleição] e as corregedorias estão recebendo a determinação para agir com rigor em caso de ação ilegal por parte de policiais. O meu apelo é que a população denuncie. Use o 190 e o 181 para avisar à polícia sobre outros crimes eleitorais que estão acontecendo", reforçou Eloy.

Durante o pleito eleitoral, será empregado um efetivo de 2.886 policiais militares, distribuído nos 1.049 pontos de votação nos 75 municípios sergipanos. Já a Polícia Civil apresenta na manhã desta quarta-feira, dia 3, todo o seu planejamento, com a abertura de Delegacias Metropolitanas na capital e unidades nas cidades do interior para acompanhar o desenrolar do pleito.  

A Corregedoria da Polícia Civil estará atuando no sistema de plantão em Aracaju e na cidade de Itabaiana. A Corregedoria da PM estará também atenta a qualquer denúncia envolvendo ação ilegal por parte de servidores policiais.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade