Em Brasília, Jackson busca ampliação de recursos federais para saúde do Estado

O governador Jackson Barreto dedicou a se-mana ao cumprimento de agenda administrativa em Brasília, em audiências com a presidente Dilma Rousseff, ministros e presidentes de órgãos e instituições estratégicos para garantir apoio às políticas de desenvolvimento no estado. Foram 17 audiências em quatro dias.
Preocupado com a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos sergipanos, na quinta-feira, 03, Jackson solicitou ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, o aumento de repasses para Rede de Atenção Hospitalar.

Acompanhado do secretário de Estado de Saúde, José Sobral, do deputado federal, Fábio Reis e o deputado estadual, Zezinho Guimarães, o chefe do Executivo estadual discutiu ainda a habilitação para clínica de hemodiálise em Estância, qualificação para aumento do recebimento de recursos para o Samu, apoio, por meio de cofinanciamento, para ações de combate, prevenção e cuidado aos males causados pela infestação do mosquito Aedes aegypti e a manutenção do repasse de recursos ao Fundo Estadual de Saúde.

Jackson solicitou ao ministro um aumento do cofinanciamento federal com um aporte mensal da ordem de R$ 5 milhões para fazer frente às despesas referentes à reestruturação e qualificação da rede de referência na atenção hospitalar e especializada. Ele explicou que quatro hospitais regionais foram reformados e ampliados e dois novos foram construídos. Juntas, as unidades registram mais de 50 mil atendimentos.

O ministro Marcelo Castro mostrou-se sensível aos apelos do governador. "A gestão deve ser dividida entre os entes federados e o Governo Federal vai fazer sua parte. Vamos mandar uma equipe para qualificar a gestão de Sergipe, analisar a produção e gerar créditos no sistema para o Estado", disse o ministro.
Ainda em relação à Saúde, o governador Jackson Barreto reuniu-se com o presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Henrique Pires, para tratar de obras de saneamento básico (abastecimento de água e esgoto) em diversos municípios sergipanos. "Estamos com dificuldades orçamentárias e financeiras, mas, na medida das nossas possibilidades, iremos priorizar os investimentos que estão em andamento de Sergipe", informou Pires.
Jackson Barreto enfatizou que essas obras são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das populações beneficiadas e destacou que esse tipo de intervenção urbana diminui a incidências de doenças relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti.

Compartilhe esta notícia