Quinta, 25 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Espaço do leitor. E-Mails e Cartas


Publicado em 29 de maio de 2012
Por Jornal Do Dia


Ecologia
Os Dez Mandamentos da Ecologia do saudoso professor Vasconcelos Sobrinho, mais do que um cientista ou um intelectual se destacou como alguém que despertou o amor pelo meio e que disseminou práticas efetivas nesse sentido. Orgulho-me de ter sido seu aluno na Universidade Federal Rural de Pernambuco.
1. Ama a Deus sobre todas as coisas e a Natureza como a ti mesmo.
2. Não defenderás a Natureza em vão, apenas com palavras, mas através de teus atos.
3. Guardarás as florestas virgens, pois tua vida depende delas.
4. Honrarás a fauna, a flora, todas as formas de vida, e não apenas a humana.
5. Não matarás.
6. Não pecarás contra a pureza do ar deixando que a indústria suje o que a criança respira.
7. Não furtarás da terra sua camada de húmus, raspando-a com o trator, condenando o solo à esterilidade.
8. Não levantarás falso testemunho dizendo que o lucro e o progresso justificam teus crimes.
9. Não desejarás para teu proveito que as fontes e os rios se envenenem com o lixo industrial.
10. Não cobiçarás objetos e adornos para cuja fabricação é preciso destruir a paisagem: a terra também pertence aos que ainda estão por nascer.
Ailton Rocha

Rádio Esperança
Na era do rádio web, do rádio satélite, do rádio digital, sabemos que essa modernidade ocupa mais e mais espaço na preferência de uma geração que tem pressa de viver. Os veículos de comunicação cada vez mais se modernizam, há uma necessidade de acompanhar a evolução para não ficar para trás. O Rádio, por exemplo, é levado a ´vestir-se´ de equipamentos top de linha. 
Se voltarmos no tempo, veremos que surgiram mídias como o MD (mini-disc), um disquete protegido por invólucro que veio para desbancar a velha fita cassete (k-7); o CD ocupou o lugar dos vinis (long-play), os MP2, MP3, MP4, wma, AMR, M4A democratizaram o uso de músicas; os toca-discos foram substituídos pelos toca-CD, os gravadores de rolo substituídos por fitas de vídeo cassete; os transmissores valvulados por transmissores transistorizados que transmitem na escala de 01 a 10 KW sem sair do ar – ´Sairemos do ar por alguns instantes para troca dos nossos transmissores´ – e hoje todo esse material faz parte do acervo do rádio que deve ser conservado para futuros estudos de uma geração que vai chegar. 
Há 45 anos, o engenheiro e jornalista Jorge Prado Leite fundava a Rádio Esperança.  À época, a Esperança fora a única emissora implantada no interior do estado, o que justifica o mote Pioneira do Interior Sergipano; nesta terça-feira, dia 1° de maio, data que simboliza homenagem ao Trabalhador, a Esperança festeja quase meio século de vida e o mérito deve ser creditado ao seu criador ´Doutor Jorge´, homem de trabalho, empreendedor, de visão futurista, no degrau dos seus 85 anos, continua com a mesma paixão pelo trabalho, com a mesma paixão pelo radialismo, com a mesma paixão por tudo aquilo que construiu. Certa feita nós conversávamos e ele relatara a negociação que fizera com Dr. João Alves Filho quando da venda da antiga Rádio Jornal (540khz).  
Doutor Jorge sempre colocou os serviços da emissora para servir a população: no apoio aos esportes, no incentivo à educação, na valorização da cultura local, dos artistas iniciantes, em promoção da Música Popular Nordestina, em apoio à religiosidade, e, por todos esses anos fez da Esperança uma ´porta´ para centenas de profissionais adentrarem ao universo do rádio e, hoje, esses ganham a vida a partir de uma oportunidade criada pela Esperança. Entre eles, Eduardo Abril, Messias Carvalho, Magno de Jesus, Augusto Santos e outros. Atualmente compõem o casting da rádio: Valter Santos, Cosmo dos Santos (Théo), João Muniz, Saulo Oliveira, Karina Liberal (locutores); Ana Maria, Irene Santos, Rita Neris, (operadoras de áudio), Jorge Leite, Ivan Leite, Adriana Leite, José Félix, Genilson Máximo (direção); Washington Vidal, Raimundo Andrade, Arivaldo Dias, José Fernandes (transmissores).
Genílson Máximo

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade