Quarta, 22 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Estado pode autorizar novas empresas


Publicado em 13 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia


O SECRETÁRIO DURANTE REUNIÃO COM MOTORISTAS DA SÃO PEDRO

O Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Carlos Fernandes de Melo Neto, recebeu representantes do Sindicato dos trabalhadores em transportes rodoviários de Sergipe, a fim de discutir a situação da paralisação dos motoristas da empresa São Pedro, que faz o transporte intermunicipal de passageiros para os municípios de Itaporanga D’ajuda, Laranjeiras, Maruim, Riachuelo e São Cristóvão.
O presidente do sindicato, Manoel Belarmino, expôs a situação da categoria. "Boa parte dos motoristas está com o salário e outros benefícios atrasados em mais de dois meses e, com a possibilidade de a empresa deixar de operar o transporte intermunicipal, as demissões fatalmente irão acontecer. É necessário que a Sedurb tome alguma providência", declarou.
O secretário Carlos Melo esclareceu o posicionamento do Governo do Estado. "É interesse do Governo do Estado fazer com que a operacionalização do transporte intermunicipal de passageiros funcione da melhor forma. A Sedurb irá fazer uma interlocução com as empresas a fim de solucionar as questões emergenciais, a exemplo da disponibilização de ônibus de outras operadoras para suprir as linhas que não estão funcionando, porém, há que se ter cautela, pois não podemos passar por cima das leis e todos esses ajustes estão de acordo com as orientações do Ministério Público Estadual, com quem estamos mantendo um diálogo sobre a questão há mais de seis meses", revelou.
Carlos Jung, advogado do sindicato, falou sobre a preocupação com os funcionários. "Com a retirada da São Pedro da operação do transporte intermunicipal, aproximadamente 60 funcionários ficarão desempregados, pois, nada garante que estes profissionais possam ser absolvidos pelas operadoras que ocuparem o lugar da antiga empresa, uma vez que os salários pagos pela São Pedro são superiores aos das demais", argumentou.

Decisões – Carlos Melo pontuou as decisões que serão tomadas. "Estamos procurando a melhor forma para solucionar esses impasses. Iremos analisar entre as seis operadoras, quais estão em condições de assumir as linhas que deixarão de ser operadas pela São Pedro e fazer uma distribuição justa, porém, em caráter emergencial, uma vez que o Plano Diretor de Transportes está sendo analisado e a licitação do transporte intermunicipal ocorrerá a partir do ano que vem", revelou.
Ele acrescentou que as medidas a serem tomadas não irão prejudicar os trabalhadores. "Mesmo em caráter interino, a Sedurb estabelecerá o critério de que os veículos a operar nessas cinco linhas sejam novos e todos os motoristas da São Pedro sejam reaproveitados para o cargo, é uma regra nossa, no entanto, no que se refere às decisões entre empresa e funcionário, nós não podemos interferir", pontua.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade