Sábado, 08 De Fevereiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Estudantes do Santos Dumont protestam contra direção da escola


Publicado em 18 de julho de 2013
Por Jornal Do Dia


Com apoio de moradores, estudantes protestam contra as condições do Olavo Bilac, no Santos Dumont

Alunos da Escola Estadual Olavo Bilac, no bairro Santos Dumont, realizaram ontem um protesto em frente a unidade estudantil em decorrência de uma possível falta de água, energia e estrutura pedagógica. Em parceria com moradores e familiares, os estudantes aproveitaram a circunstância para pedir a exoneração da direção. Declarações ‘maldosas’ proferidas pelo coordenador teriam ocasionado o pleito dos populares. Além da ausência de saneamento básico, a comunidade reclama de falta de professores, cadeiras danificadas, salas sem ventilação, precariedade da quadra poliesportiva e desqualificação profissional por parte dos docentes. Há dois anos a escola está em reforma, e essa é mais uma das reclamações dos pais de alunos.

De acordo com Mariluce Januário, mãe dois alunos, todas as vezes que os pais procuram oficializar alguma reclamação junto a direção do colégio, os mesmos são atendidos por secretários ou professores. Para ela, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) deve intervir imediatamente com o objetivo de não prejudicar o andamento educacional de todos os estudantes. "Na realidade já passou do tempo desse coordenador deixar o comando da escola. Ele, que deveria brigar por agilidade na obra de reforma, pouco faz pela instituição e nunca aceita críticas", afirmou. Quanto às possíveis declarações do professor, ela pontuou: "Ele falta com respeito aos alunos e nós pais. É uma vergonha isso".

Segundo informações repassadas pelos manifestantes, o coordenador acusado diariamente ofende os alunos com palavras de baixo calão. Entre as ofensas proferidas está a citação: ‘vocês são pobres’. Também responsável por um aluno, a professora aposentada Lucinéia Paixão lamentou a atitude adotada pelo colega de profissão. Conforme lamentação da manifestante, os professores de algumas escolas públicas e particulares não estão mais atuando com amor à profissão. "É lamentável que casos desse tipo ainda estejam ocorrendo em nosso estado. Espero que o secretário Belivaldo Chagas, homem honesto que se mostra ser, tome uma atitude imediata", disse. Temendo uma possível ‘perseguição’, os alunos decidiram não conceder entrevista aos meios de comunicação.
"Ainda tem mais essa. Os próprios frequentadores do colégio decidiram não se pronunciar com medo de serem perseguidos pelos professores que protegem as atitudes desse coordenador. Aqueles que estão falando, preferem que a imagem não seja vinculada e utilizam nomes diferentes", concluiu a aposentada.

Atualmente, segundo dados repassados pela própria instituição, pouco mais de mil alunos do ensino fundamental e médio estão matriculados. Já pela Seed foi informado que a escola está passando por uma reforma geral, com a revisão de toda a rede elétrica e hidráulica, ampliação da cozinha, construção de mesas e bancos de alvenaria no refeitório, reforma das 15 salas de aula, sala de vídeo e biblioteca.
O investimento é de R$ 1.231.936,47. Além disso, o espaço está recebendo outras melhorias, como pinturas externas e internas do prédio, colocação de forro de PVC, reforma na quadra esportiva e corredores.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade