Domingo, 03 De Dezembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Exército mantém carro-pipa no sertão


Avatar

Publicado em 19 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


Á agua nos municípios em emergência será distribuída pelo Exército

Kátia Azevedo
[email protected]

Atendendo solicitação das comunidades atingidas pela seca no sertão sergipano, o Exército Brasileiro vai manter a Operação Carro Pipa por mais três meses.  A decisão de deu após reunião com lideranças de produtores rurais na semana passada.
A notícia foi comemorada pelos agricultores, que também estão otimistas com a ajuda do governo na adoção de medidas de enfrentamento à seca. De acordo com José Augusto Santos, coordenador estadual Movimento Sem Terra (MST) e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Poço Redondo, a partir de amanhã, 20, o Exército estará assumindo também por mais dois meses a distribuição da cesta básica.
"A decisão garantirá a oferta de água por mais três meses através do Exército. No domingo, mais de 60% das famílias já tinham recebido o ticket para a destruição da água. Atualmente, são ofertados cerca de 20 litros de água para consumo diário. Este apoio vem se somar às ações do governo estadual ajudando ao povo sertanejo neste momento difícil", avalia José Augusto.
A limpeza das barragens e o monitoramento da destruição de água através de chips são outras ações listadas por José Augusto como uma forma de fortalecer a ajuda aos sertanejos.
Inicialmente, estava previsto que o Exército deixaria a Operação Carro Pipa no último domingo, 17, Na quinta-feira, 14, produtores rurais da região estavam tentando agendar uma reunião com o comando das forças armadas solicitando a permanência da ajuda militar nos municípios afetados pela seca.  
Desde o final do mês de janeiro, o Exército Brasileiro assumiu a operação carro-pipa em quatro municípios sergipanos: Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha, ampliando a atuação com o passar do tempo.
No dia 27, os agricultores realizam reunião na cidade de Porto da Folha para avaliar as ações contra a seca na região territorial do alto sertão.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade