Quarta, 22 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Fábio Mitidieri é confirmado como candidato a governador


Publicado em 15 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Os participantes posaram para foto no final da reunião.

Gabriel Damásio

Após uma longa e movimentada reunião entre os principais líderes políticos da base de apoio ao governador Belivaldo Chagas (PSD), o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) foi escolhido como pré-candidato a governador do Estado nas eleições de outubro deste ano. A decisão foi tomada pela maioria dos representantes dos partidos, que se encontraram com o governador na sede da produtora WG, na Coroa do Meio (zona sul de Aracaju). O encontro estava programado para acontecer inicialmente no Palácio de Despachos, mas acabou transferido no final da tarde para a produtora, que foi responsável pela campanha eleitoral de Belivaldo em 2018.
Dentro da reunião, estavam presentes, além do governador, o ex-governador Jackson Barreto (MDB), os ex-deputados federais André Moura (PSC), Sérgio Reis (MDB) e Pastor Heleno (Republicanos), o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa (Alese), Luciano Bispo (MDB), os deputados federais Laércio Oliveira (Progressistas) e Fábio Reis (MDB), o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) e o próprio Mitidieri.
Segundo relatos, cada partido expôs argumentos favoráveis à defesa de cada indicado para liderar a chapa, mas Belivaldo acabou convencendo os pares de que Mitidieri atualmente reúne as melhores condições políticas para vencer as eleições deste ano, tendo ele já feito um intenso trabalho de articulação com grupos e lideranças no interior do estado. Algumas pesquisas internas de intenção de voto também foram debatidas e consideradas. Antes dele, Edvaldo, Laércio, Ulices e André apareciam como favoritos para a pré-candidatura e chegavam a anunciar publicamente que estavam à disposição para disputar o pleito.
Agora, o trabalho de pré-campanha deve ser iniciado, mas o nome de Fábio Mitidieri só deverá ser confirmado em agosto, durante as convenções partidárias determinadas pela Justiça Eleitoral.
O deputado tem 45 anos, é empresário e um dos proprietários do plano de saúde Plamed. É filho do ex-deputado estadual Luiz Mitidieri e irmão da atual deputada estadual Maísa Mitidieri. Começou a carreira política em 2008, quando se elegeu vereador de Aracaju por dois mandatos e, em 2014, venceu as eleições para deputado federal e se reelegeu na última eleição, em 2018. Se destacou por algumas posições de centro-esquerda, votando contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e contra o projeto de reforma trabalhista do governo Michel Temer, em 2017. Fábio também é atuante no futebol, como dirigente e conselheiro da Associação Desportiva Confiança.

Protesto – A mudança no local da reunião foi provocada por um protesto de policiais e bombeiros integrantes do Movimento Polícia Unida, que protestaram contra o projeto de reajuste salarial de 7% para a categoria, considerado muito baixo. Na semana passada, as categorias anunciaram a disposição de confrontar o candidato apoiado pelo governador, como parte da estratégia para forçar a reabertura das negociações entre o governo e os policiais.
A segurança chegou a ser reforçada por equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), que foram colocados na porta da produtora, enquanto os policiais faziam um panelaço. Fábio Mitidieri chegou a sair para a porta e conversar com os manifestantes, para se colocar à disposição das categorias. Na saída, houve um tumulto entre os policiais e um manifestante chegou a ser atropelado, mas sofreu ferimentos leves.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade