Órgãos doados de empresário foram distribuídos pela FAB em outros estados. (Foto: SES/Divulgação)
Família faz doação de órgãos de empresário
Publicado em 18 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
Mantendo o sigilo das investigações, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) revelou que o setor de inteligência da Polícia Civil segue prosseguindo com as análises em torno do acidente de trânsito que vitimou o empresário e ativista político João Paes da Costa, o ‘João Tarantella’. A ocorrência completa hoje uma semana e, desde então, os estudos seguem sendo coordenados pela Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (DEDT).
Sem apresentar detalhes, a SSP afirmou na manhã de ontem que pode ter identificado o carro que porventura tenha colidido com a motocicleta conduzida por Tarantella. A Polícia Civil mantém resguardado dados considerados cruciais, a exemplo da placa, modelo e cor do carro, e, em especial, a quem pertence.
De acordo com a administração estadual, é possível observar que há um desejo por parte de muitos sergipanos, para se saber como o acidente se descreveu; quem era oncondutor; o motivo da evasão; e o porquê de não ter prestado assistência à vítima. A SSP reconhece, também, que existe insinuações envolvendo uma possível tentativa de homicídio, e, não, mais um acidente fatal registrado nas vias expressas de Aracaju. Em nota o governo de Sergipe se resumiu a garantir que: “o inquérito policial está dentro do prazo legal, já que foi instaurado há menos de uma semana. A DEDT está ouvindo pessoas e a Polícia Civil está trabalhando para identificar o condutor do veículo no momento da ocorrência.”
João Tarantella chegou a ser atendido por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
Óbito – O primeiro boletim médico emitido indicou que João Tarantella deu entrada na unidade em estado grave, com politraumatismo e traumatismo craniano; estava estável, intubado e foi submetido a uma tomografia de crânio, onde foi constatada contusão e múltiplas lesões de face. Depois de cinco dias internado, o Huse confirmou a morte do empresário de 60 anos de idade. O atestado de óbito foi assinado às 10h30 do último sábado (15), e oficializou que o falecimento se deu em decorrência de traumatismo craniano. O corpo de João Tarantella foi velado na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Aracaju.
Órgãos em estado adequado para transplante foram retirados, e transportado na manhã de ontem para outras unidades federativas. Esse trabalho de deslocamento dos órgãos foi realizado através de agentes da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo explicou a Secretaria de Estado da Saúde (SES), essa transferência se tornou possível e necessária após os gestores terem conferido nos registros internos que, em Sergipe, não haviam pacientes na fila de espera apresentado integral compatibilidade entre doador e receptor.