Terça, 10 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Fechado laboratório de drogas em Itabaiana


Publicado em 09 de maio de 2015
Por Jornal Do Dia


ARMAS, DROGAS E FERRAMENTAS APREENDIDAS NO LABORATÓRIO DE DROGAS FECHADO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA

O local onde a droga era misturada

Gabriel Damásio
gabrieldamasio@jornaldodiase.com.br

A polícia de Itabaiana (Agreste) descobriu na noite de anteontem uma casa que funcionava laboratório de manipulação de drogas, no bairro Bananeira, periferia da cidade serrana. O local foi invadido por equipes da Delegacia Regional local, que prenderam em flagrante o ex-presidiário José Nilton Leite de Meneses, 39, apontado como responsável pelo ponto. Dentro da casa, a polícia apreendeu três prensas usadas para embalar as drogas, cinco quilos de cocaína, dois quilos de crack, um lança-perfume, meio tablete de maconha, uma balança de precisão, uma submetralhadora calibre 40 e um silenciador de uso exclusivo das Forças Armadas.

Segundo o delegado regional de Itabaiana, Marcelo Hercos, a investigação começou no ano passado, quando os policiais começaram a fazer o mapeamento do tráfico de drogas no município e recebeu denúncias sobre alguns traficantes envolvidos também com a agiotagem, isto é, o empréstimo ilegal de dinheiro a juros altos, que também é considerado crime. "A partir da denúncia, passamos a investigar o Nilton que também é envolvido com a prática de agiotagem. Acreditamos e temos provas que ele fazia a lavagem do dinheiro que conseguia através da comercialização dos entorpecentes. Na denúncia, ainda informaram sobre uma casa onde teria uma quantidade grande de drogas, casa esta que já tínhamos como suspeita do Nilton usar para custodiar o entorpecente", explicou.

Os agentes se dividiram em dois grupos: um entrou na casa onde estavam as drogas e os equipamentos, enquanto a outra seguiu Nilson na rua e o prendeu. Durante as buscas na residência, os policiais não encontraram móveis ou aparelhos, mas sim o laboratório de refino, que estava em um dos quartos. Além dele, a polícia encontrou ainda cinco potes de creatina, um suplemento alimentar vendido em academias de ginástica. Segundo a polícia, esse produto está sendo usado pelos traficantes para misturá-lo com a cocaína, por manter certas características de estimulantes.

"A droga vem de fora e é feita a manipulação mecânica e química. Mecânica que é através do maquinário e química pela mistura da creatina, que dá um volume maior a droga e assim ter um lucro maior", detalhou o delegado. Hercos informou ainda que Nilton atuaria como um fornecedor de cocaína e crack para outros traficantes que atuam na região Agreste. "Acreditamos que ele recebia a droga de fora [do estado], refinava e fazia a distribuição dela para outros traficantes de menor porte dentro de Itabaiana e nos arredores", acrescenta. Também foram apreendidas centenas de cápsulas de plásticos vazias usadas para acondicionar a cocaína vendida na rua.

Apesar de todas as provas contra Nilton, ele nega participação no crime. "Ele nega ser o dono da droga, mas há uma testemunha que confirmou que ele morava na casa vizinha e que era dono da droga. Inclusive, uma das chaves que estavam com Nilton abria a porta da casa vizinha", ressaltou Hercos, ao confirmar que José Nilton já foi preso no ano passado pelo mesmo crime e é considerado um dos principais traficantes de Itabaiana, junto com outro acusado que já foi preso, com outros três quilos de cocaína.

"Existe uma articulação entre os traficantes no município e nós estamos enfrentando essa situação, mas acreditamos que o Nilton era o dono dessa droga e é provável que ele tenha outros parceiros nesse negócio. Sempre há outras pessoas a serem presas, praticantes dessa ou de outras quadrilhas. Estamos vigilantes e o nosso objetivo é prender o maior número de pessoas", concluiu o delegado. Nilton foi autuado pelos crimes de tráfico de droga, agiotagem e lavagem de dinheiro.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade