Festival de Jazz do Capão lança campanha colaborativa para beneficiar a comunidade local e parceiros
Publicado em 20 de julho de 2021
Por Jornal Do Dia
A 9ª edição do Festival de Jazz do Capão (FJC) será realizada ainda em 2021 na modalidade online e gratuita com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) e da Fundação Coelho & Oiticica, liderada pelo escritor Paulo Coelho e a artista plástica Christina Oiticica. Após centenas de pedidos em mídias sociais e por e-mail, o festival lança uma campanha colaborativa para beneficiar parceiros, comunidade local e ampliar a programação, afinal mesmo na modalidade online o festival precisa manter todas as características que fazem da música um elemento de transformação social.
O festival – Realizado pela Cambuí Produções, o Festival de Jazz do Capão foi idealizado pelo músico e diretor artístico Rowney Scott e tem, em sua trajetória, oito edições realizadas. Em 2010 e 2011, o Festival contou com o patrocínio do então Ministério da Cultura. Após um ano sem patrocínio, o Festival retornou em 2013, 2014 e 2015, patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural. O ano de 2016 foi de recolhimento, pois o evento ficou sem patrocínio. De 2017 em diante o Festival de Jazz do Capão conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura da Bahia, com complementação através da Lei Rouanet.
Em suas oito edições, o FJC levou para o seu palco artistas como Egberto Gismonti, Ivan Lins, Naná Vasconcelos, João Bosco, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Orkestra Rumpilezz, Dori Caymmi, Raul de Souza, Joyce Moreno, Debora Gurgel, César Camargo Mariano, Michaella Harrison (EUA), Gabriel Grossi, Kapelle 17 (Alemanha), além de artistas de Salvador e do Vale do Capão.
Além das apresentações musicais, o festival realiza workshops e uma campanha ambiental buscando conscientizar os visitantes através de informações específicas de como reduzir o impacto ambiental.
A campanha – Desde 2010 o festival é realizado no Vale do Capão – Palmeiras, Chapada Diamantina/BA, em Praça Pública, proporcionando música de excelente qualidade técnica, sensibilidade artística e workshops que permitem interação entre seu público e artistas, além de movimentar positivamente a economia local, sendo assim uma ferramenta de democratização e fomento à produção artística e cultural.
Em parceria com a Benfeitoria, a Associação Brasileira de Festivais Independentes e diversas organizações e coletivos do Vale do Capão, o FJC lança esta campanha com três metas, visando alcançar o valor total de R$ 180.000,00.