Quinta, 25 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

FPI/SE: em Japaratuba, caverna Buraco do Índio deixa de ser usada como depósito de lixo


Publicado em 17 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Responsável pelo local adotou providências recomendadas durante edições anteriores.

Os técnicos da Fiscalização Integrada Preventiva (FPI) visitaram novamente a caverna Buraco do Índio, em Japaratuba, e verificaram que o proprietário da fazenda estava cumprindo todas as recomendações feitas em edições anteriores da Fiscalização. A caverna, que antes era usada como depósito de lixo, estava cercada e limpa. O proprietário também está tentando recuperar a área degradada com o plantio de mudas de espécies nativas.
O local foi visitado pela FPI em 2017, quando foi constatado o despejo de resíduos domésticos. À época, a equipe constatou ainda que a caverna não tinha registro oficial e encaminhou a localização da cavidade para inclusão no Cadastro Nacional de Cavernas.
Casa do Caboclo – Ainda em Japaratuba, os técnicos da FPI visitaram a caverna Casa do Caboclo, usada tradicionalmente para fins religiosos. No local, a equipe encontrou resíduos orgânicos, além de plástico e isopor, associados às práticas religiosas. O material estava gerando chorume, que escorre diretamente para o riacho que nasce dentro da caverna, contaminando o curso de água.
De acordo com o coordenador da equipe de Espeleologia, Arqueologia, Paleontologia e Mineração, Elias Silva, eles pretendem, em conjunto com a equipe de Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais, tentar identificar e estabelecer diálogo com as comunidades que frequentam a caverna Casa do Caboclo para que, juntos, sejam fornecidas orientações sobre a proteção da caverna e do meio ambiente naquela região.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade