Terça, 14 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Fraudes em outros Estados leva a Susep a proibir vendas do Cajucap


Publicado em 26 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia


Kátia Azevedo
katiaazevedo@jornaldodiase.com.br

A empresa Cajucap voltou a ser proibida de comercializar títulos de capitalização. Desta vez a suspensão foi determinada pela Superintendência Nacional de Seguros Privados (SUSEP), ligada ao Ministério da Fazenda, responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro.   

A SUSEP determinou a suspensão por 90 dias da venda de títulos de capitalização nos estados do Nordeste. A decisão foi tomada com base em uma ação da Polícia Federal que desencadeou há 15 dias a Operação Trevo visando desarticular uma suposta organização que atuava em 13 estados no Brasil.
Segundo informações divulgadas pela Polícia Federal, as investigações envolvem atividades que se estendem desde a prática do jogo do bicho, máquinas caça-níqueis e emissão de bilhetes de loteria como títulos de capitalização.  
Foram detectadas irregularidades e as empresas devem providenciar a readequação necessária. O Cajucap divulgou ontem nota no site confirmando que as vendas e os sorteios semanais estão suspensos por 90 dias.
Esta é a segunda vez que os sorteios do Cajucap são suspensos. Em 2012, o pedido partiu do Ministério Público Federal em Sergipe, que entende como procedimentos irregulares àqueles adotados pela empresa na comercialização dos títulos de capitalização.

Na ação do MPF, o órgão chamava a atenção para o fato de que as pessoas que compraram os títulos de comercialização devem recuperá-los em prazo de um ano, mas estes recursos permaneciam sob o domínio da empresa que seriam destinados à recuperação do meio ambiente e há suspeita que esta atividade seria realizada em uma fazenda de propriedade do próprio grupo que detém o domínio dos títulos de capitalização, o que caracteriza a irregularidade.
Na ocasião, a empresa recorreu e a comercialização foi liberada. O processo judicial ainda tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em nota, o Cajucap informou que devido a decisões administrativas da SUSEP, os sorteios de títulos de capitalização de modalidade popular em todo território brasileiro precisarão se readequar às novas regulamentações para continuidade de seus sorteios semanais. "Em razão disso, a comercialização do nosso título deixou de ser realizada em todos os pontos por um prazo máximo de 90 dias. Esta decisão atende exclusivamente a uma determinação administrativa da SUSEP e Capemisa Aplub Capitalização", esclareceu.
A empresa divulgou que com mais de 3 anos de existência, já entregou 3 mil prêmios a contemplados em todo o Estado, gerando empregos e principalmente beneficiando a diversas entidades filantrópicas como Apae Brasil, GACC-SE e outras.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade