Quarta, 17 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Frente Parlamentar quer garantir volta da Petrobras ao estado


Avatar

Publicado em 06 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Começou uma nova jornada da Assembleia Legislativa na defesa da volta da Petrobras para Sergipe e dos interesses econômicos estratégicos do Estado, declara o presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), ao destacar a importância da criação de uma frente parlamentar estadual para atuar justamente nessa causa.
Ele conta que o processo de esvaziamento da Petrobras em Sergipe começou lá atrás, com a transformação da sede da empresa em Aracaju em uma unidade de negócios. Depois, diz, veio a fase de desinvestimento da estatal na produção de petróleo e gás no Estado e a entrega de ativos a empresas privadas. Agora, no governo Lula, acrescenta, a Petrobras retoma sua vocação de empresa pública e estatal estratégica para o setor energético e para a transição energética do país.
Essa guinada, continua Jeferson Andrade, coincide com a descoberta de grandes reservas de petróleo e gás na costa sergipana e com o anúncio pela Petrobras do investimento de U$ 5 bilhões no projeto Sergipe Águas Profundas, que vai contratar dois navios-plataformas e construir um gasoduto de 135 km de extensão, com a perspectiva de produzir e escoar 240 mil barris de petróleo e 18 milhões de m3 de gás natural por dia, a partir de 2028.

Atuação – Na prática, a Frente Parlamentar, explica o presidente da Alese, vai se transformar em um fórum permanente de audiências, debates, estudos, pesquisas e campanhas em prol do desenvolvimento econômico e social do Estado. “Vamos acompanhar o projeto da Petrobras, a cadeia produtiva de petróleo e gás, as energias renováveis, a questão da fábrica de fertilizantes nitrogenados, a extração de carnalita, a revitalização do polo cimenteiro e a implementação de novas tecnologias, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a justiça social, com o aumento das receitas para o Estado e a ampliação do mercado de trabalho e aumento da renda para o povo sergipano”, argumenta Jeferson Andrade.
Ele espera fazer o lançamento oficial da Frente Parlamentar agora em março, em um ato público com a participação de parlamentares, governo, universidade, prefeitos, vereadores, setor produtivo, centrais sindicais, petroleiros e entidades da sociedade civil organizada. “É uma frente suprapartidária, democrática, aberta a todos que podem contribuir com o debate sobre o fortalecimento da Petrobras como estatal e os interesses econômicos estratégicos de Sergipe”, finaliza o presidente da Alese.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade