**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade

Funcap realizará cadastro para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura


Avatar

Publicado em 16 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


A Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) está se preparando para efetuar o cadastro e receber os recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Lançada em 25 de outubro, essa política é considerada pelo Ministério da Cultura (MinC) como a maior e mais estruturante política cultural da história do Brasil, destinando um total de R$ 15 bilhões para o setor cultural até 2027, distribuídos entre estados, municípios e o Distrito Federal.
A PNAB foi elogiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a solenidade de lançamento, ao destacar que ela é mais do que uma política. “É um pacto federativo que otimiza os investimentos públicos na cultura brasileira e corrige as distorções históricas de concentração em poucos produtores e em poucos municípios. É também um reconhecimento a todos que lutaram na pandemia para manter viva a nossa cultura”, sintetizou.
Em Sergipe, o montante disponível é de R$ 19.510.450.450,41. “Todo o processo de cadastramento está sendo realizado com planejamento e responsabilidade, visando garantir que os recursos sejam direcionados de forma eficiente e transparente para beneficiar a classe artística sergipana”, apontou a presidente da Funcap, Antônia Amorosa.
O prazo para solicitação dos recursos da PNAB em cada estado vai até o dia 11 de dezembro. A Funcap está mobilizando esforços para agilizar o cadastro e garantir que Sergipe possa aproveitar todas as oportunidades oferecidas por essa política cultural inovadora. Com os recursos disponíveis, espera-se impulsionar o setor cultural do estado, apoiando projetos e iniciativas que promovam a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento artístico e cultural de Sergipe.
A PNAB representa um marco importante no apoio à cultura no Brasil e, com a participação ativa de entidades como a Funcap, espera-se que seus objetivos sejam alcançados, fortalecendo a cultura brasileira e contribuindo para a recuperação e o crescimento do setor cultural após os desafios enfrentados durante a pandemia.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade