Dom Lessa concedeu entrevista coletiva para apresentar Dom João José Costa (E)
Futuro arcebispo de Aracaju é apresentado à sociedade
Publicado em 06 de dezembro de 2014
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
A Igreja Católica apresentou na tarde de ontem à imprensa sergipana o novo arcebispo coadjuntor que substituirá Dom Palmeira Lessa a partir de 2017. Trata-se do Dom Frei João José Costa que foi indicado como sucessor de Lessa pelo papa Francisco no último dia 05 de novembro. Nascido em 24 de junho de 1958 no município de Lagarto, Dom José iniciou a trajetória na igreja aos 19 anos quando fazia parte da arquidiocese do município de Estância. Ao despertar o dom e desejo em continuar na vida de sacerdote, o futuro arcebispo engajou-se nos ensinamentos dos padres mais experientes e, hoje, disse estar realizando um grande sonho que carregava desde menino.
Atualmente com 102 paróquias, a Arquidiocese de Aracaju é a mais representativa Cúria do Estado de Sergipe. Ciente da missão que terá pela frente, Dom José afirmou que além do apoio já concedido pelos fiéis, tem convicção que será beneficiado com as orientações a serem repassadas por Dom Lessa nos próximos dois anos. A meta é ampliar o alcance do catolicismo em todas as cidades que a Cúria Metropolitana administra. "Tenho Dom Lessa não apenas como um grande professor, mas sim como um amigo e pai. Sei que posso contar sempre com os ensinamentos dele. Estou feliz pela escolha do meu nome e espero ampliar a nossa igreja e multiplicar a palavra do senhor", disse.
Filho de Noêmia Lima de Menezes e Francisco Barbosa da Costa, após concluir o ensino fundamental mudou-se no ano de 1982 para a cidade de Camocim de São Francisco, Estado de Pernambuco, onde iniciou o segundo grau já como postulante da Ordem do Carmo. Grato pelos votos de felicitações já apresentados pelo clero, Dom José voltou a enaltecer a importância de trabalhar em parceria com a sociedade para propagar o bem. "Eu sou grato pela escolha do papa Francisco e tenho certeza que juntos vamos conquistar avanços. Sei da grande missão que me delegaram, mas se Deus me proporcionou essa missão, vou abraçá-la da melhor forma possível para que possa atuar com sabedoria nesse novo desafio", pontuou.
Também mostrando-se satisfeito com a escolha do futuro arcebispo, Dom José Palmeira Lessa concedeu entrevista coletiva e disse estar preparado para deixar o cargo religioso. Retribuindo as palavras de afeto apresentado por Dom José, o arcebispo garantiu que vai sempre ajudar nos afazeres da igreja quando for convocado. "Desde que entrei eu já sabia que esse momento de mudança iria chegar. Sendo assim posso afirmar que estou tranquilo quanto à saída e interessado sempre em ajudar a igreja e o próximo. Fico feliz com a escolha do Dom José. Cristão íntegro que vai dar um novo gás à nossa arquidiocese. Serão dois anos de ensinamentos e aprendizagens", declarou.
Retrospectiva – Fazendo uma breve avaliação das conquistas registradas desde 2012, Palmeira Lessa disse que vem estreitando os laços comunicativos com gestores públicos e comunidades católicas. Segundo o arcebispo, essa atitude tem gerado benefícios para a igreja antes nunca conquistado em tão pouco tempo. Entre esses números positivos estaria a ampliação de padres e paróquias. "Já conversamos com o saudoso Marcelo Déda, com João, com Jackson, Albano e com todos os fiéis que nos procuraram. Acredito que essa forma de administrar tem surtido efeitos muito positivos e que é bastante semelhante ao nosso papa Francisco. Espero que o progresso e esses diálogos continuem assim que Dom João José Costa assumir integralmente. Eu sei que continuará, esse menino é exemplar", afirmou.
A apresentação oficial aos fiéis católicos está prevista para ocorrer no próximo dia 04 de janeiro, quando ocorrerá a celebração de um missa na Catedral Metropolitana a partir das 15h30 com a presença de todo o clero de Sergipe.