O GACC JÁ PRESTOU ATENDIMENTO A DOIS MIL PACIENTES
GACC completa 15 anos de atividades
Publicado em 22 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
Símbolo de trabalho social coerente e eficaz no Estado de Sergipe, o GACC – Grupo de Apoio a Criança com Câncer, completou ontem15 anos de atuação. Com sede instalada em Aracaju, o grupo realizou uma série de atividades a fim de comemorar a passagem de mais um ano de fundação e auxílio a mais de dois mil pacientes ao longo dos últimos anos. Considerada a principal ONG em atuação nesse seguimento, o GACC é mantido nacionalmente com o apoio mensal de voluntários e patrocinadores que ajudam a manter a instituição com aquisição de equipamentos, remédios e pagamento da folha salarial de alguns poucos funcionários. Atualmente, o grupo conta com o apoio de 64 voluntários.
Mediante a falta de condições financeiras para manter a ONG sem nenhum tipo de apoio estatal, desde 2010 o GACC realiza anualmente o programa amigo voluntariado que visa qualificar os inscritos para que adquiram habilidades suficientes para cuidar bem de uma criança que enfrenta um tratamento oncológico. Durante processo seletivo realizado no início deste ano para aquisição de novos ajudantes, 100 pessoas mostraram-se interessadas em contribuir com a entidade e colaborar com as ações do grupo. Passados seis meses, apenas 20 voluntários permanecem atuando em algum seguimento. Completar 15 anos de GACC é motivo de festa para Ulla Ribeiro Araújo que trabalha como voluntária há 18 anos e é diretora-presidente e fundadora da instituição.
Segundo Ulla, o dia foi de festividade e convite para que outras pessoas possam se integrar à Família GACC e colaborar com o sorriso de dezenas de crianças que necessitam de ajuda. Antes de fundar a ONG em Sergipe a diretora foi voluntária do departamento de oncologia do Hospital de Cirurgia. Para ela, os três anos de ação social serviram de inspiração para que a unidade GACC/Sergipe fosse inaugurada. "Ainda na minha adolescência eu via crianças com síndrome de down e queria ajudar de alguma forma. Foi quando minha mãe me chamou para uma festa na oncologia do Hospital Cirurgia e a partir daquele momento eu sabia que essa era a minha paixão. Pouco tempo depois decidi unir forças para fundarmos o GACC sergipano", declarou.
Responsável pela Assessoria de Comunicação há mais de oito anos, o jornalista Fred Gomes enalteceu a necessidade em se empenhar cada vez mais pelo fortalecimento da entidade. Satisfeito com os resultados obtidos ao longo dos últimos anos, o assessor garante que o GACC foi o divisor de águas quando o assunto é assistência a crianças com câncer na menor unidade federativa do Brasil. "Nosso trabalho é voltado para a vida e auto estima de cada paciente mirim que necessita do nosso apoio. As nossas condições estruturais não são das melhores e mesmo assim conseguimos salvar muitas vidas e encher centenas de famílias de esperança. Nossa missão é levar o bem e trabalhar para que as crianças possam de curar dessa doença", declarou.
Questionado sobre o trabalho voluntário e formação de novas parcerias, o comunicador ressaltou o quanto as crianças são gratas a essas ajudas sem interesses com fins lucrativos. "O trabalho voluntário é importantíssimo e a colaboração mensal é mais que fundamental para que possamos manter o GACC. Completamos agora 15 anos de muita luta, mas também de muitos resultados positivos. Torcemos para que logo em breve mais sergipanos decidam colaborar com essa corrente do bem e ajudar nas finanças. Assim poderemos ajudar mais crianças", pontuou Fred.
Para ajudar ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer basta dirigir-se a sede que fica instalada na Avenida Desembargador Maynard, número 654, Bairro Cirurgia. Se preferir, o leitor do Jornal do Dia pode ajudar também através do contato: 3211-5642.