Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
Garis e margaridas decidiram suspender a paralisação de 24 horas marcada para ontem. Em reunião realizada as 8h por profissionais da limpeza urbana ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana de Sergipe (Sindelimp), ficou definido que a empresa Torre irá se reunir com os líderes sindicais já na próxima semana com a proposta de debater entre outras pautas, a campanha salarial da categoria que foi solicitada pela classe trabalhadora ainda no último mês de dezembro. Apesar de ter suspendido o ato público, o presidente Rayvanderson Fernandes garantiu que, caso as promessas apresentadas não sejam devidamente cumpridas, os mais de mil profissionais que atuam nesse serviço público devem deflagrar greve já na primeira quinzena de março.
Ao Jornal do Dia, Montanha, como é popularmente conhecido, afirmou que os trabalhadores decidiram conceder mais um voto de crédito junto à direção da Torre. "É preciso destacar que a paralisação de fato já estava agendada e iria ocorrer sem sombra de dúvidas, mas de última hora a direção da empresa nos procurou e disse que irá agendar um novo encontro para que possamos debater nossa campanha salarial deste ano e a qualificação das condições de trabalho. O que não podemos mais aceitar é o descaso com que a Torre e a Prefeitura de Aracaju estava tratando os garis e margaridas", declarou o presidente.
Em comunicado oficial enviado para a direção sindical, a gestão da Torre se diz interessada para dialogar com representantes da categoria, desde que na pauta do encontro não esteja presente justamente o pedido de reajuste salarial. Conforme destaca o documento, a empresa não possuía nenhum tipo de perspectiva de quando, e onde, estaria disponível para dialogar sobre este pleito dos funcionários que atuam diariamente na limpeza e urbanização da cidade. Diante da resposta, a categoria protocolou uma denúncia explicando o fato junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), e ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
Rayvanderson Fernandes garantiu que a coleta de lixo permanece regular também no município de Nossa Senhora do Socorro, onde a paralisação da categoria também iria ocorrer. "Ressaltamos o interesse dos trabalhadores em continuar dispostos a conversar de forma progressista com os administradores da Emsurb e da Torre. O que não dá mais para aceitar são as irregularidades trabalhistas que antes eram aplicadas e a gente era obrigado a engolir seco", pontuou.


