Governo decide restringir as festas de Carnaval; novo decreto só sai na terça
Publicado em 28 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Gabriel Damásio
O governo do Estado vai publicar na próxima terça-feira, 1º de fevereiro, um novo decreto relacionado às medidas de prevenção contra a Covid-19 e síndromes gripais. Foi o que ficou acertado ontem à noite, após uma reunião do Comitê Técnico-Científico de Atividades Especiais (CTCAE) com o governador Belivaldo Chagas. O teor das medidas anunciadas não foi anunciado, mas já se admite a adoção de medidas restritivas mais duras contra a realização de festas e aglomerações até o início de março, evitando que elas aconteçam durante o Carnaval.
Segundo o diretor de Comunicação do governo estadual, Givaldo Ricardo, o texto do decreto será discutido durante todo o final de semana e definido na próxima reunião do CTCAE, convocada para a terça-feira. Até lá, as medidas ainda vigentes estão prorrogadas, apenas com as limitações específicas para a realização de eventos e o uso obrigatório de máscaras nas ruas e espaços públicos.
“Não há discussão para fechamento de comércio, bares ou restaurantes. O que está se discutindo são as festas típicas do mês de fevereiro. A questão é o que fazer com os carnavais públicos e, principalmente, com os eventos particulares e prévias carnavalescas, e a partir de quando começarão essas medidas restritivas”, disse Givaldo, em entrevista à TV Atalaia. Ele disse também que essas novas medidas “tendem a ser mais duras”, do que as vigentes hoje.
A sugestão de restringir as festas foi apresentada com base nos dados de casos confirmados e de mortes causadas por Covid-19, que aumentaram nos últimos dias. Ontem, Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 1.026 casos novos de Covid-19 e duas mortes em Aracaju e Aquidabã. Outro ponto considerado foi o aumento exponencial de casos de gripe H3N2 e outras síndromes do tipo, que vem causando muitos afastamentos do trabalho.