Sexta, 23 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Governo do Estado leva Verão Sergipe para o Carnaval do Abaís


Avatar

Publicado em 07 de fevereiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Depois de quatro finais de semana em que passou pela Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, Ponta dos Mangues, em Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu, o Verão Sergipe agora segue para o Carnaval na Praia do Abaís, em Estância, no litoral sul do estado. O Governo de Sergipe, realizador do evento, leva, no período de 10 a 12, uma vasta programação artística para quem for curtir os dias de Momo na Praia de Pirambu, uma das mais procuradas por turistas e sergipanos.
Nomes como Pagod’art, Ninha, ex-Timbalada, Bruninho Top 7, Filhos da Bahia, GuigGhetto e Tuca Veloz, entre outros, animarão os foliões. A realização do Verão Sergipe, após 11 anos sem ser promovido pela gestão estadual, tem como objetivo contribuir com a interiorização do turismo e com o crescimento da economia local, que já tem suas praias tradicionalmente incluídas no roteiro turístico.
De acordo com a secretária Municipal da Cultura, Lidiane Nobre, com o apoio do Governo do Estado, a expectativa é de que a rotatividade na hospedagem cresça exponencialmente nesse período. “Nossas pousadas, restaurantes e bares estão muito procurados, sem dúvida. Eventos grandes assim estimulam a economia criativa, inclusive. Estância agradece, e os nossos munícipes, também”, declarou a gestora. Segundo ela, a julgar pela festa de Réveillon 2023, que classificou como um grande sucesso, o Carnaval no Abaís deve repetir a façanha de público, com a ajuda do Governo do Estado, ao contratar as atrações que se apresentarão nos três dias de festa.

Alta estação- Na Praia do Abaís, a maior parte das pessoas que trabalham no turismo aguarda a alta estação para aquecer os negócios. Segundo a presidente da Associação dos Moradores, Karina Liberal, o planejamento é feito para o verão, para garantir o sustento de praticamente todo o resto do ano. “Tudo que é feito para alavancar a festa na região com certeza é super bem-vindo e todos os empreendedores agradecem. O Ano Novo, por exemplo, foi um sucesso, e agora teremos o Carnaval, com o apoio do Governo do Estado”, especificou.
Segundo a liderança, atualmente a realidade econômica da Praia do Abaís é originada de atividades do turismo e do comércio, atividades essenciais para pequenos fornecedores como os pescadores. “Todos os dias saem dois, três barcos para o mar”, informou. A movimentação na praia também reflete na produção do extrativismo nos povoados vizinhos que produzem mangaba. O consumo do Abaís geralmente vem do Centro de Estância. Muitos empreendedores vão a Aracaju, mas a maioria consome no comércio local, o que significa que qualquer evento que beneficia a Praia do Abaís no turismo consequentemente beneficia os moradores dos povoados Cachoeirinha, Coqueiro, Manuel Dias e Ribuleirinha.
“Com o apoio do Estado, o Carnaval do Abaís vai gerar renda para a população. Isso gera expectativa, por exemplo, em relação às pousadas, restaurantes, bares, enfim, todo o comércio. As casas já estão sendo alugadas para temporada e isso gera emprego, renda, expectativa aqui para a nossa população”, declarou o prefeito Gilson Andrade, ao avaliar a importância do Verão Sergipe no município.

Programação – Para o Carnaval do Abaís, o Governo do Estado preparou uma programação especial dentro do Verão Sergipe. No sábado, 10, os shows começam com Val Valverde (20h), seguido por Pagod’art (22h) e Ninha (0h). Já no domingo, 11, é a vez de Bruninho Top 7 (20h); GuigGhetto (22h) e Filhos da Bahia (0h). E na segunda, 12, sobem ao palco Tuca Veloz (20); Ittauan (22h) e Cavaleiros Elétrico (0h).
O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu e Estância, e Deso.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade