Domingo, 14 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Governo estuda possibilidades de operações de contêineres no porto


Avatar

Publicado em 03 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Aspecto da reunião na Sedetec (Divulgação)

Operações de importação e exportação foram o foco de reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), quando foram discutidas estratégias e analisados possíveis gargalos para viabilizar a operação de contêineres no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado na Barra dos Coqueiros.
Na ocasião, o gestor da Sedetec, Valmor Barbosa, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães, acompanhados do secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, e do assessor jurídico, Daniel Fabrício, reuniram-se com o executivo da Continental Corporation e representante do Fórum Empresarial, Maurício Gonçalves.
Durante o diálogo inicial, foi discutida a possibilidade de operação, primeiramente por DTA, um processo logístico que envolve a utilização do Documento de Trânsito Aduaneiro (DTA). Por meio dessa operação, é possível o transporte de mercadorias em contêineres de um ponto de origem para um destino específico dentro do país. Assim, seria possível, por exemplo, que o TMIB recebesse containers advindos dos portos de Salvador e Maceió, para serem liberados.
“Este é um anseio antigo que o Governo do Estado e a Sedetec buscam colocar de pé e encontrar alternativas para viabilizar. A utilização do DTA permite uma movimentação mais ágil e simplificada das mercadorias, pois evita a necessidade de realizar o despacho aduaneiro completo em cada etapa do trajeto, proporcionando mais agilidade e menos custo para as empresas envolvidas”, explicou o secretário Valmor Barbosa.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade