Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Hacker é preso após chantagear mulher por sexo


Publicado em 15 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia


Gabriel Damásio
gabrieldamasio@jornaldodiase.com.br

O técnico de informática Elder Gomes dos Santos, o ‘Babau’, 32 anos, foi preso em flagrante às 23h de quinta-feira no Conjunto Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro (Grande Aracaju). Ele era investigado há 15 dias por policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) e foi acusado de roubar fotos íntimas de uma cliente e fazer chantagem com elas. A mulher, cuja identidade é preservada, estava sendo coagida a fazer sexo com o acusado, que por sua vez ameaçava divulgar as fotos na internet caso seu desejo não fosse atendido.

De acordo com o delegado-chefe do DRCC, Alessandro Vieira, este foi o primeiro crime de "invasão de dispositivo informático" registrado em Sergipe, desde que ele passou a ser previsto na "Lei Carolina Dieckmann" (12.737/2012) – que definiu e aumentou a punição para crimes praticados pela internet. Além deste crime, que tem pena máxima de um ano de prisão, ‘Babau’ foi autuado por tentativa de estupro e pode pegar mais quatro anos, caso seja condenado.

Alessandro conta que o caso foi denunciado no fim do mês passado, quando a vítima procurou a delegacia e apresentou as mensagens, emitidas de perfis falsos criados pelo suspeito no Facebook e no WhatsApp. "Ela nos procurou em situação de desespero, porque estava sendo ameaçada pela internet, com o pretexto de se ela não fizesse sexo com esse cidadão, até então não identificado, ela teria suas imagens íntimas divulgadas para a família da vítima e na internet em geral", disse o delegado. Ele explicou ainda que Elder já fez um serviço de manutenção no computador da vítima e conseguiu as fotos íntimas que já tinham sido deletadas do espaço físico do aparelho, através de um dispositivo de armazenamento de arquivos na própria internet.

"Ele [‘Babau’] se aproveitou do fato de fazer manutenção de computadores da vizinhança, para, de posse do computador pessoal dessa vítima, ativar uma funcionalidade de sincronização do OneDrive, que é um sistema de armazenamento de dados ‘nas nuvens’. Ela nem tinha conhecimento de que essas imagens estavam guardadas em outro ambiente, inclusive as deletou de seu smartphone e nunca mandou essas imagens para ninguém. Mas esse cidadão, como tem um conhecimento maior em informática, se utilizou disso para praticar as ameaças", explicou Vieira.

A polícia afirma ainda que o técnico aumentou a carga de ameaças contra a vítima nos últimos três dias e fez com que ela marcasse um encontro com ele uma praça do Marcos Freire. À distância, os policiais acompanharam a mulher e prenderam ‘Babau’ assim que ele tentava levar a vítima para um motel. Surpreendido, o acusado não reagiu à abordagem e, na presença de um advogado, confessou a chantagem. Antes, os policiais foram até sua casa e apreenderam um computador onde ele guardava as imagens roubadas – o aparelho já foi encaminhado para perícia.

O chefe do DRCC alerta para a necessidade de adotar cuidados redobrados com a utilização de smartphones e aplicativos de armazenamento de dados em nuvem (via internet), em razão dos riscos de vazamento da informação. "A primeira coisa é saber que o seu aparelho tem dispositivos sofisticados e buscar ter um conhecimento maior deles, para se proteger. No caso específico, se você atrela o seu celular a um e-mail, automaticamente ele manda as suas imagens ou contatos para a ‘nuvem’. É preciso conhecer essa função para desabilitar ou se prevenir melhor. Hoje em dia, tudo pode acontecer através da internet", ressalta Alessandro.
Qualquer tipo de dúvida ou denúncia pode ser feita na DRCC, que fica na Rua Laranjeiras, 960 (Centro), ou pelo Disque Denúncia (181).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade