Segundo Rozeli, nos últimos três anos o número de doações de sangue vem oscilando e a abertura em um sábado ao mês busca garantir a ampliação dos estoques de todos os grupos sanguíneos.
Hemose funcionará um sábado ao mês para atender doadores
Publicado em 16 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Visando proporcionar mais tranquilidade aos doadores de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) , divulgou nesta terça-feira (15), o calendário de atendimento aos sábados durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro.
O funcionamento diferenciado faz parte do ‘Sabadão Solidário’, programa criado para abertura do Hemocentro durante um ou mais sábados ao mês e, também quando houver feriados, na sexta ou segunda-feira. O ‘Sabadão Solidário’ ocorrerá no próximo dia 26 de agosto, das 7h às 11h, e na sequência nos dias 16 de setembro, 14 de outubro e 4 de novembro, sempre no mesmo horário.
De acordo com a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, a proposta do atendimento aos sábados é facilitar o acesso do cidadão que não consegue fazer sua doação de sangue durante a semana. “Sábado é um dia mais tranquilo pois tem muitas pessoas que residem em Aracaju ou no interior, que não trabalham. Também é uma oportunidade para que os voluntários e líderes de grupos possam organizar suas caravanas para colaborar com o serviço”, destaca a gerente.
Segundo Rozeli, nos últimos três anos o número de doações de sangue vem oscilando e a abertura em um sábado ao mês busca garantir a ampliação dos estoques de todos os grupos sanguíneos. “O Hemose realiza uma média diária de 70 a 80 coletas. A maioria são doações de reposição, para atender a necessidade de algum paciente. O ideal é termos na unidade mais doadores regulares, que doam em intervalos de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres, assim conseguiremos coletar pelo menos 120 bolsas de sangue ao dia”, ressalta Rozeli.