Terça, 10 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Horário de verão altera serviços


Publicado em 19 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


Cândida Oliveira

O horário de verão começa à meia-noite deste sábado, 19, e está marcado para acabar em 16 de fevereiro de 2014. Apesar de Sergipe não ser contemplado pelo novo horário, é importante ficar atento para alguns serviços que têm seu funcionamento alterado nesse período.

Os bancos, por exemplo, que funcionam de acordo com o horário de Brasília, abrirão e fecharão suas agências uma hora mais cedo. As operações feitas nos caixas, durante a vigência do horário de verão, poderão ser feitas das 9h às 15h. A medida tem como objetivo favorecer o funcionamento do serviço de compensação, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As aeronaves e ônibus oriundos ou com destino a estados que estão em horário de verão partem e chegam com uma hora de antecedência. Nos aeroportos, os bilhetes emitidos a partir do início do horário de verão apresentam o horário de movimentação dos voos com o horário local já alterado.

A mudança altera, ainda, o horário de postagem nos Correios. Os clientes que desejarem enviar correspondência para seguir no mesmo dia devem fazê-lo uma hora antes do tempo-limite, que varia de acordo com o local de onde a postagem é feita.

Como a maioria dos programas de televisão das principais emissoras é gravada no eixo Rio-São Paulo, a programação da televisão também será alterada. As novelas, jornais e demais conteúdos nacionais vão começar uma hora mais cedo. Por isso, a programação local também deve se adequar ao horário e alterar os horários de exibição.

Energia – O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.

O principal objetivo dessa medida é proporcionar o melhor aproveitamento da luz natural, reduzindo o consumo de energia entre as 18h e às 20h. Segundo o ONS em 2012/2013 o horário de verão gerou uma economia de 4,5% no período de pico nos estados em que a alteração foi implementada.

Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade