Sexta, 01 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Huse divulga balanço de atendimentos de urgência e emergência em 2023


Avatar

Publicado em 13 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) encerrou o ano de 2023 com mais de 77 mil atendimentos de urgência e emergência registrados na unidade hospitalar. O levantamento, realizado pelo equipamento de saúde, destaca a assistência ofertada, nas mais diversas especialidades, à população sergipana, assim como usuários do Sistema Único de Saúde de outras localidades, como Bahia e Alagoas.
No total, de janeiro a dezembro de 2023, foram contabilizados 77.249 acolhimentos no Pronto-Socorro do maior hospital público de Sergipe, referência estadual em atendimentos de média e alta complexidade. Os dados são referentes aos atendimentos na Observação Clínica, antiga Ala Azul, na Observação Cirúrgica, conhecida como Ala Verde/Trauma, e da Sala de Estabilização, considerada a Ala Vermelha, do equipamento de saúde.

Sobre os atendimentos – Traumas, em geral, envolvendo acidentes de trânsito, ferimentos por armas de fogo e armas brancas, quedas e outras fraturas contabilizaram 20.100 atendimentos no Pronto-Socorro da unidade hospitalar, representando mais de 26% das admissões em 2023. Por dia, foram aproximadamente 55 registros de pacientes com algum tipo de lesão. Em comparação a 2022, a unidade hospitalar registrou um aumento de 6,5% desse tipo de atendimento.
Os acidentes de trânsito em 2023, envolvendo colisões, atropelamentos, quedas de moto e acidentes automobilísticos ou motociclísticos, somaram 5.881 registros. Os sinistros envolvendo motos totalizaram 4.331 ocorrências, representando 73,6% dos atendimentos envolvendo vítimas de trânsito. Em relação ao ano passado, os números também apontam crescimento de 2,6%.
As quedas, sejam elas da própria altura, de árvores, de animais ou por outras causas, chegaram a 5.621 atendimentos. Um crescimento de quase 4% em relação a 2022.
Outros atendimentos, como pacientes com algum tipo de queimadura causada, por exemplo, por substâncias químicas, fogos de artifício e líquidos ferventes, somaram 477 atendimentos no Pronto-Socorro do Huse. Um aumento de 12,8% em relação a 2022.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade