O Colégio Estadual Mu-rilo Braga (CEMB), es-cola modelo do agreste sergipano, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 13, pelo governador Jackson Barreto. Após investimento de R$ 7.186.616,20, o local irá abrigar cursos profissionalizantes de movelaria e sistema de informação. O ensino técnico faz parte da política do Governo Federal adotada pelo Estado, e que visa implantar uma escola profissionalizante em cada um dos oito territórios. Os cursos são escolhidos de acordo com as características econômicas de cada área de Sergipe.
Fundado em 1949 e com aulas iniciadas em 1950, o Colégio Estadual Murilo Braga foi totalmente reformado. A unidade de ensino é pioneira na criação do ensino secundário em Itabaiana. De acordo com o governador Jackson Barreto, a escola tem uma vinculação muito profunda com a história de todos ex-alunos.
"Os outros colégios que me perdoem, mas os grandes nomes da história de Sergipe passaram pelo Murilo Braga. É uma escola importantíssima para Itabaiana, o agreste sergipano e o estado. É o colégio que pulsa no coração de cada itabaianense. Cada um quer ter um local como esse em sua cidade. É unidade de ensino de grande porte com acessibilidade. Aqui você vê as diversas alas alternadas com canteiros e jardins, tornando-se assim uma escola prazerosa, que tem quadra e ginásio de esportes, música e, a partir de setembro deste ano, terá cursos profissionalizantes em funcionamento. Com isso, estamos levando adiante o projeto Brasil Profissionalizado", destacou Jackson Barreto.
O governador ressaltou que, desde a gestão de Marcelo Déda até agora, já foram reformadas mais de 200 escolas a partir de um montante que supera R$ 200 milhões. "A educação, além de instrumento de libertação, é inclusão social. Se você investe na educação, investe no presente e futuro e mostra perspectivas para a população, principalmente para as novas gerações. E o nosso foco é melhorar a qualidade do ensino", pontuou.
Em comemoração aos 65 anos, a escola ganhou dos Correios um selo comemorativo. E para contar um pouco da história do Colégio Murilo Braga, o professor José Rivaldo Lima publicou um livro sobre o cinquentenário da unidade de ensino itabaianense. Durante a cerimônia de inauguração, uma cópia da publicação foi entregue ao governador e também ao diretor da instituição, Éder de Jesus Andrade.
Para o diretor, é notável a mudança do colégio ao longo dos anos. "É um novo Murilo Braga. Um sonho realizado. Na verdade, quem estava aqui desde o início sabe o quanto essa escola foi modificada. Isso aumentou a autoestima de todos nós professores, alunos, equipe diretiva, e estamos muito felizes. Este é o maior patrimônio de Sergipe na área de educação. O novo CEMB é orgulho de Itabaiana e do estado", disse.
Éder de Jesus conta que, após a reforma, houve aumento da procura pelas matrículas. Ele explica que outro fator que chama atenção de novos alunos é o ensino profissionalizante. "O curso técnico vai trazer para o aluno a expectativa com relação ao mercado de trabalho, e vai resgatar as pessoas que já encerraram o ensino médio e tem essa nova oportunidade de voltar a estudar com cursos profissionalizantes voltados para o mercado de trabalho de Itabaiana".
Os cursos funcionarão integrados ao ensino médio durante o dia, e no turno noturno atenderão aos alunos que já finalizaram o 2º grau. A primeira modalidade terá duração de três anos e a subsequente, dois anos. A previsão é de que as aulas tenham início em setembro de 2015, com 200 alunos, sendo 80 vagas para técnico em móveis e 120 para redes de computadores.


